Da universidade para o mercado, seis projetos chegam à reta final do programa de aceleração em Ciência e Tecnologia BfK Innov@Rise (edição Norte), que apoia iniciativas com potencial de mercado, nascidos da investigação académica, a construir e afinar um modelo de negócio que lá permita chegar.

Ciência e tecnologia foram os ingredientes para desenvolver potenciais respostas para doenças neurológicas ou ortopédicas, soluções para apoiar doentes crónicos e idosos, ou reinventar um elemento tão básico da alimentação como o ovo, divulgou a Agência Nacional de Inovação.

Ao longo dos últimos três meses, as equipas que passaram pelo programa contaram com o apoio de mentores, para capacitar e estruturar as suas propostas académicas em propostas de negócios. Os projetos vão agora ser apresentados em Demodays e seguem para o desenvolvimento de um protótipo ou prova de conceito, com um apoio monetário de 3.000 para cada projeto.

O BfK Innov@Rise tem várias edições, em diferentes zonas do país. Os resultados da edição norte - com seis projetos - vão ser apresentados no dia 9 de fevereiro às 14h30, no i3s – Instituto de Investigação e Inovação em Saúde, no Porto. Mais em detalhe, os projetos apoiados nesta edição Norte do BfK Innov@Rise são:

Purr.AI

O processo atual de desenvolvimento de novos fármacos é longo e caro e faz com que em algumas áreas, como as doenças neurológicas ou cancros no cérebro não sejam ainda possível desenvolver fármacos eficazes. A Purr.ai “usa uma estratégia multiescala holística baseada em dados inteligentes e algoritmos de deep learning, para simplificar o processo de desenvolvimento de fármacos”.

Early

Criou uma plataforma de bacteriófagos – vírus que infetam bactérias – que vai facilitar o diagnóstico precoce da doença de Alzheimer e potenciar formas de tratamento.

ClasDAC

Criou um serviço de leitura radiográfica automática para diagnóstico e certificação da Displasia da Anca em cães jovens e adultos, que vai permitir aos veterinários a oportunidade de agir mais cedo sobre uma doença com elevada incidência em algumas raças (cerca de 50%) e cujos tratamentos podem custar entre 4.000 e 7.000 euros.

Balvia

Criou uma solução de apoio na administração de medicamentos, promoção de qualidade de vida, bem-estar e comunicação.

notEggo

Substituir o vovo por uma alternativa vegetal, que mantenha a consistência e a forma de um ovo de galinha é a proposta da notEggo para o sector agroalimentar.

Kendir Studios

A Kendir Studios desenvolve jogos e ambientes digitais de apoio à aprendizagem e ensino, aplicando a lógica de gaming ao ensino

No total, o programa está a apoiar 15 projetos e 60 empreendedores nas edições Norte, Centro e Alentejo, que contaram com o suporte de mentores especializados, passaram por um processo de capacitação intensiva em desenvolvimento de negócio e tiveram treino de pitch para afinar a capacidade de mostrar e vender a sua proposta.

Nos dias 16 de fevereiro e 23 de março serão apresentados em Évora e Coimbra, respetivamente, os Demodays das reduções do Alentejo e Centro, onde cabem mais oito projetos.

O BfK INNOV@Rise é promovido no âmbito do Sistema de Apoio a Ações Coletivas - Transferência de Conhecimento Científico e Tecnológico, TECH4INNOV. É cofinanciado pela União Europeia, através do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020) do Portugal 2020.