
“A Starbase, Texas é agora uma cidade real”, foram as palavras do magnata Elon Musk, o CEO da SpaceX na rede social X, com a aprovação do seu sonho antigo, anunciado em 2021. Os habitantes aprovaram a incorporação das terras como um novo município durante eleições que decorreram este sábado, aponta a BBC.
As eleições, que contaram com 283 votantes legíveis que são funcionários da SpaceX, viram o nascimento da Starbase com 212 votos a favor e apenas 6 de oposição à transformação numa cidade. A Starbase vai ter cerca de 3,9 quilómetros quadrados no local onde a SpaceX começou em 2012 a comprar terras.
A nova cidade terá um governo composto de um mayor e dois comissários, com o poder de planear, aplicar taxas e outras situações típicas dos governos locais. Aqueles que votaram contra a criação da cidade acusam a SpaceX de prejudicar o meio-ambiente local. O próprio Elon Musk tem residência na nova cidade, notando-se a sua presença com um busto gigante de si ou uma rua que decidiu chamar de Memes Street.
Veja o vídeo da Starbase:
Segundo a BBC, estimam-se que a cidade tenha 500 pessoas a viver na área ou por perto. O primeiro mayor da Starbase vai Bobby Peden, um vice-presidente da SpaceX, que concorreu sem oposição ao cargo. Os dois comissários são também ligados à empresa espacial. É ainda referido que a Starbase foi classificada como classe C, um nível atribuído a cidades com menos de 5.000 habitantes.
Sendo agora uma cidade, o governo local pode agora fechar a autoestrada local e limitar o acesso à praia de Boca Chica ou o parque da cidade durante o lançamento de foguetões e outras atividades da empresa. Até aqui, este tipo de encerramentos era gerido por Cameron County, que inclua ainda a cidade de Brownsville e South Padre Island.
Recentemente a SpaceX falou na dificuldade em transportar os materiais para a base devido a uma estrada bastante estreita. Isto porque apesar da proximidade de uma autoestrada, em Boca Chica, a Starbase depende de uma pequena estrada de duas faixas para o transporte foguetões, componentes e outros suplementos de grande dimensão.
“Parece básico, mas uma simples estrada é uma artéria crítica. Estamos a trabalhar com o estado do Texas para alargá-la, mas esses desafios de infraestrutura são reais e podem ser um obstáculo para as operações das empresas espaciais”, contou Kathryn Lueders, General Manager da Starbase, da SpaceX. Este é apenas um dos exemplos que ilustram como pequenos detalhes podem tornar-se barreiras inesperadas para ambições espaciais, sublinhou.
Ao ter ganho o poder de transformar a base espacial numa cidade, tudo indica que a SpaceX possa aumentar o número de lançamentos no local de 5 para 25 por ano. A empresa tem sido criticada por grupos ambientais pelo impacto causado à vida selvagem local, o aumento de poluição de luz e ainda o entulho causado pelos lançamentos dos foguetes. A BBC diz que a SpaceX chegou a ser multada em 150 mil dólares por derrames de águas de desperdício.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Gemini vai dar “vida” ao robot de companhia Ballie da Samsung. Chega às lojas durante o verão -
Site do dia
Deepfake ou imagem real? Neste site pode pôr as suas capacidades de observação à prova -
App do dia
Explore masmorras e descubra tesouros no mundo de fantasia de Crimson Angel -
How to TEK
Já pode utilizar o Google Lens enquanto navega na internet em iOS. Saiba como ativar
Comentários