A próxima missão de turismo espacial da Blue Origin, a NS-28, está agendada para sexta-feira, 22 de novembro, a partir do seu centro de lançamentos no Texas, Estados Unidos. A janela de lançamento abrirá às 15h30 (hora de Lisboa), e a transmissão ao vivo estará disponível no site oficial da empresa, começando 30 minutos antes.

Esta será a 28.ª missão da cápsula New Shepard e a nona com tripulantes, elevando para 43 o número total de pessoas que a Blue Origin já levou além da linha de Kármán, o limite internacionalmente reconhecido do espaço.

Na galeria pode ver imagens do voo tripulado anterior 

Entre os seis passageiros que seguem viagem esta sexta-feira está Emily Calandrelli, engenheira do MIT, apresentadora de televisão nomeada aos Emmy e autora de best-sellers, conhecida como "Space Gal". Outros membros incluem o casal Marc e Sharon Hagle, repetentes nos voos espaciais, Austin Litteral, vencedor de uma competição promovida pela plataforma Whatnot; o empresário James Russell; e Henry Wolfond, piloto e CEO de uma empresa de investimentos.

Proporcionando alguns minutos de gravidade zero e vistas espetaculares da Terra, o voo suborbital reforça o compromisso da Blue Origin com o turismo espacial.

A iniciativa marca mais um passo na democratização do acesso ao Espaço, destacando a crescente diversidade dos seus participantes. Ainda assim, sabemos que ainda está longe de ser para todos …

Nem só de voos comerciais se fazem as ambições espaciais da Blue Origin. Em fevereiro deste ano, o motor de foguetões de nova geração BE-4 a passou por mais uma prova, superada com sucesso, num teste estático. Capaz de “empurrar” perto de 227 mil quilogramas, aquele que é o motor da Blue Origin mais potente até agora deixou demonstrada toda a sua força num “alto estrondo” que a empresa fez questão de registar para a posteridade.

Veja o vídeo