Depois de cancelar os testes não tripulados da cápsula Starliner em agosto, a Boeing e a NASA revelam a data para a próxima tentativa de lançamento da missão Orbital Flight Test-2 para a Estação Espacial Internacional, apontando agora para a primeira metade de 2022.

Em comunicado, a agência espacial norte-americana explica que continua a fazer progresso, em colaboração com a Boeing, no que toca à investigação do problema que levou ao cancelamento do teste em agosto.

Em questão estava um problema descoberto numa válvula no sistema de propulsão do módulo de serviço. Na altura, depois de realizarem uma primeira análise, os engenheiros da Boeing e da NASA decidiram que era necessário mais tempo para completar a verificação dos sistemas da cápsula.

Clique nas imagens para mais detalhes sobre a cápsula Boeing Starliner

A NASA avança que este se trata de um problema complexo, que envolve componentes do veículo espacial que não conseguem ser facilmente acedidos e que necessita de uma abordagem metódica de investigação.

Ao longo das próximas semanas, a Boeing vai realizar uma série de testes aos componentes, de modo a perceber quais foram os possíveis fatores que contribuíram para o problema na válvula no sistema de propulsão e a encontrar uma forma de mitigá-lo.

Atrasos da Boeing Starliner empurram astronautas para viagens na SpaceX
Atrasos da Boeing Starliner empurram astronautas para viagens na SpaceX
Ver artigo

Recorde-se que, devido aos atrasos nos trabalhos do programa Starliner, a NASA decidiu realocar os astronautas Nicole Mann e Josh Cassada, justificando a necessidade de estes ganharem experiência de voo para as futuras necessidades da agência espacial.

Os astronautas fazem agora parte da tripulação da missão Crew-5 da SpaceX, que vai partir do Complexo 39A no Centro Espacial Kennedy, no fim de 2022. Os astronautas farão também parte de uma das futuras comitivas que vai permanecer a bordo da Estação Espacial Internacional.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.