As viagens ao Espaço têm impacto na saúde dos astronautas e, em certos casos, podem provocar danos oculares. Por exemplo, de acordo com dados da NASA, mais de metade dos astronautas que passaram mais de seis meses na Estação Espacial Internacional acabaram por desenvolver problemas de visão de diferentes graus de intensidade.

Um grupo de cientistas do UT Southwestern Medical Center, nos Estados Unidos, desenvolveu uma solução que poderá ajudar os astronautas a fazerem face a alguns dos problemas de visão que decorrem dos longos períodos de tempo passados no Espaço: um saco-cama tecnologicamente avançado.

Em comunicado, os especialistas indicam que a sua solução pode ajudar a mitigar a síndrome neuro-ocular associada aos voos espaciais (SANS, na sigla em inglês), uma condição que se traduz num achatamento progressivo dos globos oculares, inchaço dos nervos óticos e dificuldades de visão.

Os investigadores explicam que, quando dormimos, há uma acumulação de fluidos na cabeça. Na Terra, a gravidade dá uma ajuda a puxá-los para o corpo quando nos levantámos. Porém, o mesmo não acontece no Espaço, onde a acumulação de fluidos causa pressão nos globos oculares.

Clique nas imagens para mais detalhes 

De acordo com Benjamin Levine, investigador do UT Southwestern Medical Center, ainda se desconhecem os efeitos de viagens espaciais mais longas, como, por exemplo, uma missão de dois anos a Marte. “Seria desastroso se os astronautas tivessem de lidar com este tipo de dificuldades que comprometeriam a sua visão e a própria missão”, afirma o investigador.

Mas como é que a solução desenvolvida pode ajudar os astronautas? O saco-cama é colocado à volta da cintura, envolvendo a parte inferior do corpo. É depois gerado um vácuo que permite puxar os fluidos em direção aos pés, evitando que se acumulem na cabeça.

A tecnologia está a ser testada pelos investigadores e os resultados parecem promissores, se bem que existe um vasto conjunto de questões que precisam de ser respondidas antes da NASA a levar para a Estação Espacial Internacional, incluindo o período de tempo que os astronautas terão de passar diariamente nos sacos-cama para evitarem problemas futuros.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.