A NASA confirmou que o objeto que, há pouco mais de mês, caiu do céu e chocou contra a casa de um norte-americano era um fragmento de metal ejetado da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês).

Segundo o relato na rede social X (Twitter), o objeto metálico atravessou o teto e dois andares da casa e quase atingiu o filho do proprietário.

A situação insólita aconteceu num momento e lugar que coincidiu com os dados oficiais sobre a ignição atmosférica de um fragmento de uma plataforma de carga que transportava baterias velhas, que se soltou da estação orbital em 2021.

O objeto que atingiu a casa foi recolhido pela NASA para análise na altura, com a agência espacial a confirmar agora que as conjeturas eram corretas. "Com base na análise, a agência determinou que o fragmento era um pilar do equipamento de apoio de voo da NASA utilizado para colocar as baterias na plataforma de carga", detalhou.

O objeto é feito da liga metálica Inconel, pesa 0,7 quilogramas, mede dez centímetros de altura e quatro centímetros de diâmetro, referiu a NASA no seu blog.

A agência espacial acrescentou estar comprometida em investigar como o fragmento resistiu à destruição total na atmosfera, afirmando que pretende atualizar os seus modelos de engenharia a partir deste incidente.