
Já são conhecidos os os resultados provisórios da 7.ª edição do Concurso de Estímulo ao Emprego Científico Individual (CEEC Individual), a iniciativa da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) concebida para atribuir 400 novos contratos de trabalho a investigadores e investigadoras com doutoramento em todas as áreas científicas, num investimento de 63 milhões de euros.
Em comunicado, a FCT avança que, nesta edição, foram avaliadas 2.784 candidaturas. Os 400 investigadores selecionados distribuem-se em duas categorias contratuais, com 211 contratos de Júnior e 189 de Auxiliar.
Não perca nenhuma notícia importante da atualidade de tecnologia e acompanhe tudo em tek.sapo.pt
Do total de candidatos seleccionados, 17 foram aprovados via Decreto-Lei n.º 29/2001, com os restantes 383 contratos a serem “distribuídos proporcionalmente por categoria e por painel de avaliação, de acordo com o número de candidaturas avaliadas”.
Ao todo, 56% dos candidatos selecionados são mulheres e 30% das candidaturas correspondem a investigadores de nacionalidade estrangeira. Entre os países com maior representatividade destacam-se Espanha (34 investigadores); Itália (20) e Brasil (9).
De acordo com a FCT, tal como na edição anterior do concurso, para avaliar de forma qualitativa o mérito das candidaturas, os candidatos tiveram que apresentar de forma narrativa o seu percurso científico e curricular, descrevendo a sua trajetória de investigação.
As candidaturas foram selecionadas através de um processo de avaliação e classificação por pares, realizado por 29 painéis compostos por peritos científicos de afiliação internacional, num total de 374 avaliadores.
A FCT avança que, após a divulgação dos resultados provisórios, começa agora o período de audiência prévia, no qual, ao longo de 10 dias, os candidatos não selecionados podem contrapor a sua avaliação.
Os contratos de trabalho deverão ser assinados entre os investigadores e as instituições de num prazo de 90 dias após a assinatura dos contratos do programa, o que acontecerá após a divulgação dos resultados finais.
Recorde-se que o CEEC Individual, que se realiza anualmente desde 2018, é um dos isntrumentos de financiamento da contratação de
investigadores definidos pelo Regulamento do Emprego Científico (REC) lançado em 2017 pela FCT e atualizado em 2023. Ao longo das últimas sete edições, o concurso já atribuiu 2.700 contratos a investigadores e investigadoras com doutoramento, afirma a FCT.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Porsche estreia carregamento sem fios para elétricos com o novo Cayenne -
App do dia
Ainda se lembra da VSCO? App tem uma nova versão para fotografar com filtros e efeitos em tempo real -
Site do dia
Vagas de calor, incêndios e qualidade do ar com mudanças assinaladas no observatório da Terra -
How to TEK
Saiba como iniciar rapidamente uma conversa de voz num grupo do WhatsApp
Comentários