Em março, a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) lançou um programa para apoiar projetos de investigação e desenvolvimento (I&D) que respondam às necessidades do SNS. Sabe-se agora que o RESEARCH 4 COVID-19 vai financiar 66 projetos de I&D, em cerca de 1,7 milhões de euros.

Em comunicado, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior explica que foram recebidas 302 candidaturas, das quais 284 foram admitidas para avaliação. A comissão de avaliação acabou por propor 66 projetos para financiamento, a maior parte deles na área do diagnóstico.

COVID-19: FCT vai apoiar em 1,5 milhões de euros projetos de I&D que respondam às necessidades do SNS
COVID-19: FCT vai apoiar em 1,5 milhões de euros projetos de I&D que respondam às necessidades do SNS
Ver artigo

24 projetos, 36% do total, pretendem contribuir para melhorar o diagnóstico da COVID-19, enquanto 14 iniciativas são direcionadas para a prevenção, o que corresponde a 21%. Os projetos no âmbito de estudos clínicos e epidemiológicos encerram o top 3, correspondendo a 17%, a mesma percentagem de investigações na categoria de outras áreas. Por fim, o programa apoia ainda seis projetos na área da terapêutica. Todos eles se comprometeram a apresentar resultados até aos próximos três meses.

A lista dos projetos foi divulgada pelo Ministério, da qual fazem parte organizações como o Instituto Politécnico do Porto, a Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa e o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge. Com um limite de financiamento de cada projeto de 30.000 euros, no total a FCT vai apoiar em cerca de 1,8 euros, provenientes de fundos nacionais através do seu orçamento. Tendo em conta a evolução da situação e o contexto de incerteza em que vivemos, foi previsto que este apoio especial e excecional tenha dois períodos para apresentação de propostas. A segunda fase será anunciada nos próximos dias, garante o Ministério.