Depois de um excelente 2021, em que superou todas as expectativas dos engenheiros, Ingenuity está prestes a “arrancar” no seu primeiro voo do novo ano. Os preparativos estão em curso para que aquele que é o 19º passeio marciano do helicóptero da NASA aconteça já dia 7 de janeiro - ou muito próximo disso.

O Ingenuity sairá da sua localização atual na bacia de South Séítah em direção ao delta de Rio Jezero, para um voo que deverá durar cerca de 100 segundos, para percorrer 63 metros sobre a superfície marciana, a uma altitude de 10 metros e a uma velocidade de cerca de 1 metro por segundo.

Durante a viagem serão tiradas nove novas imagens RTE, com a câmara a girar quase 180 graus no final, que a deixará numa orientação frontal para futuras investidas em direção ao delta do rio.

Embora curto, o voo 19 terá um início desafiador, já que veículo está atualmente localizado num terreno de caraterísticas arenosas, nota Martin Cacan, piloto do Ingenuity, na publicação do blog do helicóptero que dá conta sobre os preparativos.

Este é o terceiro voo necessário para cobrir o mesmo terreno coberto durante o voo 9 - na direção oposta. O responsável explica que esta abordagem mais lenta foi decidida devido à falta de locais ideais de pouso nesta área de Séítah e à menor densidade atmosférica nos meses de verão, o que requer velocidades de rotor mais altas e maior consumo de energia dos motores.

O robot Perseverance e o helicóptero Ingenuity partiram para Marte a 30 de julho de 2020 e "amartaram" a 18 de fevereiro. De recordar que o mini helicóptero foi projetado para quatro voos iniciais no planeta vermelho, desde o primeiro teste realizado no dia 19 de abril. O objetivo era que o helicóptero sobrevoasse a superfície marciana a uma altitude de três metros e durante 30 segundos, numa missão que resultou bem-sucedida.

Ao completar o seu 17º voo, a 5 de dezembro último, superou a marca dos 30 minutos de tempo de voo acumulado. Em distância, percorreu um total de mais de 3.500 metros e já subiu a 12 metros de altitude e andou tão rápido quanto cinco metros por segundo.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.