Às 8:30 (hora de Lisboa) a NASA deu as instruções ao helicóptero Ingenuity para levantar voo, naquele que é o primeiro teste alguma vez feito para voar em Marte. Devido à grande distância entre a Terra e Marte, a agência espacial norte-americana teve de esperar cerca de três horas para obter o feedback da experiência. O feed das imagens, que confirmavam o sucesso, ou não, do voo, apenas estavam previstas para as 11:34 (hora de Lisboa). Os dados começaram a chegar às 11:40, elevando a tensão da equipa da NASA que antecipava a resposta.

Durante alguns minutos prolongou-se o silêncio na sala, até se começar a processar os dados de telemetria recebidos via satélite. Os primeiros dados davam conta da boa saúde dos rotores e do helicóptero. E chegou logo de seguida a confirmação de que o Ingenuity levantou voo, planou como previsto e voltou a aterrar. E ainda teve direito a uma imagem do aparelho no ar, e logo de seguida o vídeo de confirmação.

tek Ingenuity

A equipa precisou de garantir que os rotores de aparelho girassem em toda a sua potência, para furar a fina atmosfera de Marte. E depois disso, que aterrasse em segurança, ficando pronto para os testes seguintes. Os segundos que serviram para fazer história, foram o resultado de mais de seis anos de trabalho da equipa da NASA.

Veja o vídeo que fez história do primeiro veículo a levantar voo em Marte:

Para este primeiro voo, numa série de diferentes experiências previstas, o pequeno helicóptero levantou voo a três metros solo, mantendo-se no ar por apenas 20 ou 30 segundos, voltando a aterrar em segurança. E segundo a NASA, este é um grande marco, ao ser o primeiro a levantar voo, com uma rotação de 25.000 RPM dos seus rotores, nas condições extremas da atmosfera de Marte. Os próximos voos de teste vão aumentar a altitude do aparelho e uma deslocação em distância.

A NASA refere que a importância do voo do Ingenuity é obter dados precisos e valiosos, para que se possa afinar e criar versões melhoradas dos helicópteros marcianos, que ajudem os cientistas a explorar o planeta vermelho no futuro. Mas uma das primeiras perguntas a serem respondidas pelo pequeno aparelho é tão simples como "será possível voar em Marte"? Sem qualquer "ingenuidade", o pequeno helicóptero da NASA respondeu que sim, é possível.

A NASA tinha um plano B para o teste de voo

A NASA já tinha referido que, caso não conseguisse fazer o Ingenuity voar nesta primeira tentativa, seria possível tentar os novos comandos novamente, com boas possibilidades de sucesso em novas tentativas. E foi por isso que a equipa decidiu adiar o voo na semana passada e escolher esta nova solução de redundância, como uma espécie de plano alternativo.

A equipa responsável pela tentativa histórica indicou que o helicóptero se mantinha saudável, mas antes de poder voar teria de fazer uma atualização ao seu software, um processo que demoraria alguns dias. No fundo, tratou-se de um backup instalado no rover, que só seria utilizado caso a primeira tentativa falhasse.

Na prática, se o helicóptero falhasse o voo como estabelecido inicialmente, o rover Perseverance iria atualizar o novo software de controlo de voo, instalado na semana passado, no próprio Ingenuity. Seriam necessários alguns dias adicionais para preparar o seu carregamento e teste do software no helicóptero, assim como preparar os rotores para a sua nova configuração. Felizmente tudo correr bem na primeira tentativa, pelo menos no objetivo proposto, seguindo-se agora mais testes de voo durante um mês.

Veja como foi preparado o voo do helicóptero Ingenuity:

Nota de redação: Notícia atualizada com o vídeo e imagem da missão. Última atualização 12h23.

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