O módulo Nauka chegou à Estação Espacial Internacional (ISS na sigla inglesa) para substituir a doca Pirs, que esta quarta-feira finalizou a sua missão de 20 anos e acabou desintegrada na atmosfera da Terra. Cerca de três horas após ter acoplado na ISS, os cosmonautas russos Oleg Novitsky e Pyotr Dubrov procederam à abertura da escotilha entre a estação e o novo módulo, a partir do módulo Zvezda. Mas os propulsores do Nauka dispararam de forma inadvertida e inesperada, como referiu um porta-voz da NASA.
O incidente fez com que a estação espacial perdesse o controlo de altitude, movendo-se 45 graus, um fenómeno descrito como muito raro. Foi referido pela NASA que a tripulação da ISS nunca esteve em perigo, nos 47 minutos em que esteve fora de controlo.
Segundo referido na Space.com, a ISS automaticamente reconheceu que os propulsores do módulo Nauka estavam a entortar a sua trajetória e ordenou ao módulo Zvezda para disparar os seus próprios propulsores para compensar, completado por um processo feito pela nave de carga russa Progress 78, igualmente acoplada na ISS.
Veja na galeria o momento em que o antigo módulo Pirs se separou da ISS:
O posicionamento da ISS é essencial para que possa ser alimentado pela energia solar e comunicar com a equipa na Terra. E neste caso, a desorientação fez com que a comunicação fosse interrompida duas vezes por alguns minutos. A NASA diz que não há danos a registar do incidente. Os astronautas encontravam-se nas suas atividades durante a perda de controlo, mas as suas tarefas acabaram canceladas para responder à situação de emergência.
Devido ao incidente, a NASA decidiu cancelar o voo de teste da cápsula Starliner da Boeing, que estava previsto para esta sexta-feira. A empresa está há mais de ano e meio a preparar a sua cápsula, depois de ter falhado o teste em dezembro de 2019 no envio para a Estação Espacial Internacional. Espera-se agora pela próxima oportunidade de lançamento, deixando assim mais tempo para os astronautas da ISS continuarem as verificações de segurança em torno da Nauka.
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