No início da semana, a NASA deu a conhecer que a missão da doca Pirs, que tem estado acoplada à Estação Espacial Internacional (ISS na sigla em inglês) nos últimos 20 anos, tinha chegado ao fim. Assim, o módulo espacial, assim como a nave não tripulada de transporte de carga Progress 77, separaram-se da ISS, partindo em direção à Terra para serem consumidas pela atmosfera e todo o processo foi captado para a posteridade pelos astronautas.

O astronauta Thomas Pesquet, da Agência Espacial Europeia (ESA), explica que, com a ajuda do cosmonauta Pyotr Dubrov, da Agência Espacial Russa (Roscosmos), conseguiu captar aquele que descreve como um “importante momento na história” da ISS. Para Pesquet, ver parte da ISS a separar-se e a flutuar em direção à atmosfera terrestre foi uma “sensação algo estranha”.

Clique nas imagens para ver os momentos finais do módulo Pirs da ISS

De acordo com o astronauta, a equipa presente na ISS teve a oportunidade de assistir em primeira mão à “bola de fogo” formada pelo módulo nos seus momentos finais. “Vimos claramente pedaços mais pequenos a afastar-se do «fogo de artifício» principal à medida que a nave principal estava a ser consumida pelo calor da atmosfera”, detalha Thomas Pesquet numa publicação que acompanha a série de imagens.

Além de fotografias, a Roscosmos também partilhou um vídeo onde demonstra todo o processo de separação do módulo Pirs e da nave de transporte de carga Progress 77, à medida que se afastam da ISS e se tornam depois num pequeno ponto cintilante.

A Rússia já tem previsto o próximo módulo para ocupar o espaço deixado “em branco” na ISS: o novo Multipurpose Laboratory Module (MLM), cuja chegada está prevista para 29 de julho, depois do seu lançamento no dia 21. O módulo foi batizado de Nauka, que em russo significa “ciência” e será composto por um novo espaço científico, uma doca espacial, assim como uma passagem para passeios espaciais em futuras operações.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.