Chama-se Alena Analeigh Wicker e tem 13 anos. Estuda em duas faculdades ao mesmo tempo e já garantiu entrada para fazer uma terceira licenciatura em medicina, que vai iniciar em 2024. A história invulgar desta rapariga que se auto-intitula “uma estudante normal de 13 anos" está a dar nas vistas nos Estados Unidos, onde a jovem mora.

Alena terminou o ensino secundário com 12 anos, no ano letivo passado, e conseguiu entrar para dois cursos na área da biologia, nas universidades do Arizona e de Oakwood. Enquanto isso, apresentou uma candidatura para fazer medicina da Universidade do Alabama, ao abrigo de um programa de admissão antecipada, e soube recentemente que foi aceite.

Entrevistada pelo The Washington Post, a jovem justifica o percurso académico apenas com o facto de ter “excelentes capacidades de gestão de tempo” e ser muito disciplinada. Para além disto, a jovem descreve-se como uma rapariga normal que gosta de jogar à bola, sair com os amigos e ir ao cinema. Também gosta do espaço e já conseguiu fazer um estágio na NASA.

A mãe, também entrevistada pelo jornal, revela que percebeu que a filha não era uma criança normal aos três anos, quando começou a ler livros. O percurso escolar foi atribulado porque a jovem foi vítima de bullying na escola, razão pela qual estudou em casa durante vários anos. O programa curricular foi desenhado pela mãe e, em parte continuou, mesmo quando a jovem no 5º ano voltou à escola, com matérias mais avançadas.

Alena criou entretanto um programa para incentivar o gosto pelas ciências e matemáticas junto de outras jovens afro-americanas, a iniciativa chama-se The Brown STEM Girl. Participa em várias palestras, onde partilha o seu exemplo para motivar outras jovens a estudar nas áreas das ciências, engenharia ou matemática (STEAM) e tem mais de 37 mil seguidores no Instagram.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.