O sistema nacional de saúde britânico - NHS na sigla em inglês - anunciou que, a partir do próximo mês de julho, vai adotar a utilização da tecnologia de teledermatologia para acelerar o diagnóstico e tratamento do cancro da pele no país.

O serviço assenta na utilização de uma lente do tamanho de uma moeda de 50 pence (os cêntimos da libra inglesa), também chamado de dermatoscópio, anexável ao telemóvel e capaz de tirar fotografias de alta resolução “de manchas, sinais ou lesões na pele suspeitos”.

A tecnologia já estava a ser usada em alguns centros de saúde com acordos com o NHS, mas vai agora ser alargada a todo o país, passando a servir dezenas de milhares de pessoas. Tem potencial para duplicar o número de pacientes avaliados num dia, contribuindo assim, espera-se, para a redução drástica das listas de espera em dermatologia, refere o NHS em comunicado.

Há cerca de 16.700 novos casos de cancro de pele melanoma no Reino Unido todos os anos, sendo o quinto tipo de cancro mais comum. A principal causa é a exposição ao sol ou solários.

Segundo o NHS, também está em testes o uso de lentes de alta resolução com tecnologia de inteligência artificial integrada, num método denominado “deep ensemble” que permite avaliar clinicamente as lesões da pele de forma mais precisa em segundos.