A NASA procura novas soluções energéticas para alimentar as missões lunares que se avizinham. A agência estabeleceu uma parceria com a HeroX, uma plataforma de crowdsourcing, e criou um desafio através do qual vai premiar as melhores propostas. Há cerca de 5 milhões de dólares para distribuir pelos vencedores.

O programa Artemis da NASA ganhou um novo protótipo do veículo que vai ajudar o Homem a explorar a Lua
O programa Artemis da NASA ganhou um novo protótipo do veículo que vai ajudar o Homem a explorar a Lua
Ver artigo

O "Watts on the Moon" é uma iniciativa que se divide em três fases, sendo que a primeira consiste em desenvolver uma solução capaz de providenciar energia a uma missão lunar com três atividades. Na segunda, terão de ser desenvolvidos protótipos e, na terceira, caso haja um ou mais vencedores, a agência planeia envolvê-los na construção de hardware para uma demonstração operacional na Lua.

Os participantes individuais precisam de ser cidadãos norte-americanos, ao passo que as empresas que queiram apresentar as suas soluções terão de operar, primeiramente, nos EUA.

Não é certo que a NASA venha a encontrar uma solução funcional neste concurso. Contudo, a empresa necessita de soluções para sustentar missões mais prolongadas no satélite natural da Terra, uma vez que este passa por longos períodos sem exposição solar e isso pode comprometer a utilização da energia solar como fonte de alimentação das máquinas nas missões. Recorde-se que, de acordo com os planos da empresa, a próxima tripulação a ir à Lua deverá descolar em 2024.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.