Estava tudo pronto para que os astronautas da NASA Tracy C. Dyson e Matt Dominick realizassem uma caminhada espacial em redor da Estação Espacial Internacional (ISS), mas a atividade acabou adiada a poucos minutos do seu início.

Na origem da decisão terá estado um “problema de desconforto com o traje espacial”, segundo o anunciado num post no X.

Os trajes espaciais que os astronautas usam em atividades externas são grandes e volumosos, e um ajuste inadequado teria sido difícil de manusear por um período longo de tempo como o previsto para a aquela que será 90ª caminhada espacial dos EUA, que deverá durar cerca de seis horas e meia.

NASA renova guarda-roupa “de passeio”: há novos fatos a caminho para os astronautas
NASA renova guarda-roupa “de passeio”: há novos fatos a caminho para os astronautas
Ver artigo

Naquela que será a quarta caminhada de Tracy C. Dyson e a primeira de Matt Dominick, estava programado que os astronautas saíssem da câmara de descompressão Quest da ISS para realizarem uma série de tarefas, incluindo a remoção de uma caixa eletrónica defeituosa de uma antena de comunicações no lado estibordo da estação.

Segundo a NASA, estava também planeada recolha de amostras para “análise para compreender a capacidade de sobrevivência e reprodução dos microrganismos no exterior do laboratório em órbita”.

Recorde-se que Tracy C. Dyson está na ISS desde março de 2024, naquela que é a sua terceira viagem ao espaço. Matt Dominick também está na estação espacial desde março e é o comandante da missão SpaceX Crew-8.

Sem remarcar nova data para a 90ª caminhada espacial, a NASA avança que os próximos dois passeios estão agendados para 24 de junho e 2 de julho.

Não é a primeira vez que um fato espacial “interrompe” um passeio no exterior da ISS. Um dos casos relatados aconteceu a 17 de agosto de 2022 envolvendo dois cosmonautas russos.

Oleg Artemyev e Denis Matveev saíram novamente da Estação Espacial Internacional passados alguns dias para completar as tarefas que ficaram pendentes, na caminhada que durou apenas quatro horas em vez das sete programadas.

Como é habitual, a NASA transmitiu o evento em direto no seu canal do YouTube, com alguns momentos “isolados” partilhados no Twitter. O planeta Terra, a pouco mais de 400 km de distância, foi o cenário de fundo em muitos momentos do passeio, resultando em imagens sempre bonitas de ver.

Clique nas imagens para mais detalhe

Batizado de VKD-54a para deixar claro que era uma continuação do anterior - o VKD-54 -, o passeio de dia 2 de setembro durou sete horas, 48 ​​minutos e 11 segundos. Entre as várias tarefas a cumprir , a principal era ajustar o braço robótico europeu ERA, instalado no novo módulo do Laboratório Multifuncional Russo (MLM), e que tinha ficado suspensa no passeio anterior.

Segundo informou a NASA na altura, desta vez os dois cosmonautas conseguiram completar todas as tarefas pendentes e até adiantar outras.