Axiom Space e Collins Aerospace são as mais recentes parceiras da NASA para o fornecimento de tecnologia e serviços na área dos passeios espaciais. Mais especificamente, as duas empresas vão ficar responsáveis por desenvolver trajes espaciais de próxima geração “​​que permitirão aos humanos explorar o cosmos como nunca antes”, refere a agência na nota de divulgação dos contratos.

O design dos trajes ainda não foi especificado, mas a ideia é que sejam leves, flexíveis e em diferentes tamanhos, isto porque até agora eram pensados para astronautas homens, o que limitava a caminhada espacial das profissionais mulheres devido às maiores dimensões.

A NASA utiliza o mesmo modelo de traje espacial desde 1983. Denominado EMU, possui duas versões, sendo que ambas foram produzidas por uma equipa liderada pela ILC Dover e pela Collins Aerospace – que entretanto foi novamente “chamada” agora.

Já tem o seu cartão de embarque para a missão Artemis?
Já tem o seu cartão de embarque para a missão Artemis?
Ver artigo

Avaliados em 3,5 mil milhões de dólares, os contratos abrangem a prestação de um conjunto completo de recursos para dar resposta às necessidades relacionadas com as caminhadas espaciais durante o período até 2034. A primeira fase a cumprir inclui o desenvolvimento e serviços para a primeira demonstração fora da ISS, na órbita baixa da Terra e na alunagem da missão Artemis III.

A NASA acrescenta que colocará à disposição das empresas os dados de desenvolvimento e de testes do projeto xEMU (Exploration Extravehicular Mobility Units), o traje reformulado em que a agência trabalhava há alguns anos e que conheceu um protótipo em 2019.

A NASA chegou a pôr os xEMU à prova debaixo de água. Veja as imagens

Nessa altura previa-se que os novos fatos espaciais, criados com investimento interno, estivessem prontos a tempo de seguirem para a Lua em 2024, com a missão Artemis.

Recorde-se que a missão Artemis sofreu alguns atrasos. A janela de lançamento da Artemis I esteve estimada para entre os dias 7 e 21 de maio, mas foi suspensa devido a problemas técnicos. Entretanto estão definidas mais duas janelas temporais para tentativas, uma entre 6 a 16 de junho e a outra entre 29 de junho e 12 de julho.

Veja as imagens da missão Artemis

Já a Artemis II, onde serão testadas as funcionalidades técnicas relacionadas com a parte humana da missão, está prevista para 2024. O regresso de astronautas à Lua só deverá acontecer em 2025 com a missão Artemis III.