A Virgin Galactic registou a data 13 de fevereiro para o início de uma janela de abertura para testar o seu protótipo de nave espacial SpaceShiptwo. Os testes estavam marcados para dezembro, mas o sistema registou uma anomalia no computador de bordo, levando ao aborto da ignição do foguetão. A empresa voltou ao “estirador”, corrigiu os problemas e fez os devidos testes em terra firme. Agora prepara-se para um teste real.

O teste faz parte do programa Flight Opportunities da NASA e a bordo da nave, que vai ser tripulada por dois pilotos, estão cargas com material de investigação. Os pilotos já tinham completado dois voos de treino de rotina com a sua “mothership” WhiteKnightTwo, o avião VMS Eve. O novo voo de treino consiste em utilizar o VMS Eve para simular os movimentos de planar, assim como a fase de aproximação do solo da SpaceShipTwo. A Virgin Galactic quer mesmo mostrar a versatilidade do WhiteKnightTwo, como algo mais que uma “nave-mãe”.

Este novo voo vai incluir os mesmos objetivos daquele que estava previsto em dezembro e incluem a avaliação dos elementos da cabine dos clientes, o teste da capacidade de transmitir ao vivo da nave para a equipa do solo. A empresa vai ainda verificar os estabilizadores horizontais atualizados, assim como os controlos de voo durante a fase de descolagem.

A Virgin Galactic afirma que o teste será blindado com toda a segurança possível dentro dos protocolos de combate à COVID-19. E por isso será conduzido por pessoas essenciais ao voo e sem a presença de espetadores ou imprensa.

Os testes antecipam a autorização final para transportar turistas para o espaço, que neste caso será mesmo o fundador da empresa, Sir Richard Branson, aquele que será o primeiro turista espacial da empresa. O teste inclui ainda a preparação dos veículos, pilotos, equipas, instalações, de forma a conduzi-lo com segurança. A empresa salienta o treino efetuado no simulador, seja individualmente com cada piloto, assim como em sessões ligados à própria sala de controlo da missão