A Razer é conhecida pelos seus acessórios luminosos, pelos teclados mecânicos, pelos ratos com botões adicionais que nos ajudam a atalhar caminho nos first-person shooters e pelas confortáveis cadeiras de gaming que nos permitem aguentar várias horas de comando na mão sem que o pescoço se ressinta. Mas depois de tudo isto, a tecnológica decidiu assumir um novo projeto sem videojogos à mistura.

Em parceria com a ClearBot está a ser criado um robot autónomo que deverá ser utilizado na limpeza dos oceanos. A empresa anunciou a iniciativa na última segunda-feira, mesmo a tempo de assinalar o Dia dos Oceanos que se celebrou no dia 8 de junho, terça-feira.

O protótipo é já autónomo e está munido de um sistema de inteligência artificial avançado, capaz de detetar plástico no oceano num raio de até 2 metros em águas agitadas.

O robot tem uma capacidade de carga de 250 quilos e é alimentado por energia solar. Graças a um sistema de IA é também capaz de fazer análises visuais do espaço circundante para identificar os tipos de plástico que se encontram à sua volta. Desta forma, o robot consegue também perceber de que forma deve descartá-los.

A empresa sublinha, em comunicado, que, por ano, são depositados 11 milhões de toneladas de plásticos nos oceanos. Limpá-las é uma tarefa complicada de levar a cabo, uma vez que os elevados custos associados são complicados de acomodar.

Tal como nota a IGN, há muito que a Razer se comprometeu a lutar por um futuro sustentável, através do lançamento do Razer Green Fund, cujo propósito é investir em startups focadas no ambiente e na sustentabilidade. Durante a passada RazorCon, a marca também lançou a Sneki Snek, uma mascote cujos lucros de venda revertem para a Conservation International e que até agora já salvou 300 mil árvores.

Para envolver a comunidade na formação da IA deste robot, a ClearBot desafiou toda a gente a submeter fotografias de plásticos encontrados dentro de água no seu site. As equipas de investigação e design vão depois usar toda a informação obtida para melhorar o algoritmo de deteção visual do aparelho.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.