Um estudo publicado por um grupo de cientistas da Universidade de Washington explica como foi possível criar um pequeno robot em forma de origami voador. O sistema utiliza o vento para abrir a sua folha, fazendo-o mudar de forma. O objetivo é que este ganhe a forma semelhante a uma folha de uma árvore para que estabilize a sua descida.

Veja na galeria imagens do pequeno origami:

Os cientistas desenharam estes pequenos origamis robóticos inspirados na forma das folhas. A mudança nas propriedades físicas do origami resulta em duas formas distintas no comportamento de queda. Quando desdobradas e alisadas, as folhas deslizam de forma lateral no vento. Mas quando dobram para dentro, a sua orientação é estabilizada, resultando numa descida mais direta e menos influenciada pelo vento, é explicado no documento publicado na Science Robotics.

Para fazer a transição entre estas duas formas, os investigadores desenharam um atuador eletromagnético de baixa energia que produz picos de força até 200 “millinewtons” em 25 milissegundos, alimentado por células solares. Os cientistas fabricaram o circuito diretamente na estrutura dobrada do origami e este inclui um microcontrolador programável, sinal de Bluetooth, um circuito de alimentação solar, um sensor de pressão para estimar a altitude e outro de temperatura.

Pelos cálculos da equipa, este origami, que tem 414 miligramas, com capacidade de se transformar e mudar de forma durante o voo, consegue viajar cerca de 98 metros com uma brisa leve e transmitir dados wireless via Bluetooth até 60 metros, tudo através de energia solar.