O INESC TEC assinou um memorando de entendimento com o International Institute of Astronautical Sciences (IIAS) numa parceria que visa diferentes áreas de intervenção no âmbito da exploração espacial. A ciência, tecnologia, engenharia, matemática, educação e investigação espacial são as áreas de foco, com o objetivo de garantir e promover o acesso a soluções no sector espacial por parte de vários países, de forma a melhorar a vida no planeta.

O memorando, que foi assinado pelo INESC TEC, engloba as entidades parceiras portuguesas Agência Espacial Portuguesa (Portugal Space), o Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) e a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP). “As nossas atividades científicas e de exploração espacial, desde a geologia planetária até às missões de voo em microgravidade, são uma oportunidade única para aumentar o conhecimento, e juntos seremos capazes de abrir inúmeras portas, para que toda a gente possa fazer parte da exploração espacial, com vista a um futuro mais sustentável”, salientou Jason Reimuller, fundador do IIAS.

A parceria pretende promover o acesso inclusivo e equitativo às oportunidades que surjam na colaboração e investigação de tecnologias inovadoras. As equipas vão trabalhar conjuntamente em diversas atividades a nível internacional, em áreas como as geociências, robótica, bioastronáutica e ciência suborbital. O protocolo vai facilitar o acesso a instalações de topo, à formação, além do contacto com especialistas nas diferentes áreas.

Segundo João Claro, presidente do INESC TEC, “as parcerias, alicerçadas em importantes competências a nível espacial, serão essenciais para alavancar novos desafios e oportunidades para a nossa instituição, e para o país”. Destaca ainda que o acordo vai reforçar o seu contributo para o avanço da inovação, educação, e cultura espacial, nomeadamente nas áreas da robótica, geotecnologias, sensores, STEM, outreach e outras, juntamente com os seus parceiros estratégicos.

Este memorando de entendimento é o primeiro acordo assinado no âmbito do Space For All Nations, uma iniciativa do IIAS que visa as nações contribuírem com soluções e inovações espaciais para melhorar o planeta. Os investigadores do INESC TEC Rui Moura e Ana Pires assumem o papel de Chair e co-Chair do programa.