Depois de “inaugurar” agosto, o fenómeno das superluas está de regresso. O mês das férias de Verão por excelência começou com a Lua Cheia do Esturjão - ou a Lua Vermelha ou a Lua do Milho Verde ou a Lua do Cão, entre outros nomes como também é conhecida, logo no dia 1, e agora terá uma Lua Azul para a despedida.

A segunda lua cheia do mês é definitivamente uma superlua, considerada a maior e mais brilhante deste ano. Estará a 357.344 km de distância da Terra, e por isso parecerá ter mais “área” do que a média.

No chamado perigeu, uma superlua pode chegar a parecer 7% maior devido à proximidade com a Terra e 15% mais brilhante, pois reflete mais luz solar, se comparada com uma lua cheia comum.

Agosto traz não uma mas duas superluas. Prepare-se para ver brilhar a primeira esta noite
Agosto traz não uma mas duas superluas. Prepare-se para ver brilhar a primeira esta noite
Ver artigo

Em Portugal a Superlua Azul vai atingir o seu pico na madrugada de 31 de agosto, quinta-feira, por volta das 02h30 de Lisboa, mas poderá começar a ser vista a enfeitar o céu desde o final do dia 30 de agosto.

Enquanto a Superlua Azul não acontece, espreite as fotos registadas um pouco por todo o mundo da Lua Cheia do Esturjão do início do mês, na nossa galeria.

Clique nas imagens para mais detalhes

A Superlua Azul será a lua cheia de despedida do verão no nosso hemisfério. A próxima, conhecida como Harvest Moon, chegará no dia 29 de setembro, dando lugar à entrada do Outono.

Estando as condições meteorológicas reunidas, já sabe que o aconselhável para ver luas cheias e outros espetáculos astronómicos "como deve ser" é arranjar um ponto de observação num lugar escuro, longe da poluição luminosa das cidades.