Já foram entregues 22 milhões de euros aos consórcios que vão pôr no terreno os programas Impulso Jovem STEAM e Impulso Adultos. O Impulso Jovem STEAM foi criado para promover e apoiar iniciativas orientadas para o aumento do número de jovens com formação superior nas áreas de ciências, tecnologias, engenharias, artes e matemática (STEAM - Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics). O impulso Adultos pretende reforçar e diversificar a formação pós-secundária, facilitando a reconversão e atualização de competências, através de soluções de qualificação flexíveis.
As verbas vêm do plano do Plano de Recuperação e Resiliência e cobrem 31 dos 33 contratos aprovados no âmbito dos dois programas, liderados por instituições de ensino superior. Para o Impulso Jovem foram encaminhados 12,7 milhões de euros e para o Impulso Adultos 9,3 milhões de euros, segundo uma nota divulgada esta terça-feira pelo Ministério da Ciência e Ensino Superior.
Na mesma nota refere-se que os dois contratos ainda por assinar, que vão trazer para os programas as Universidade do Algarve e da Madeira serão assinados até final do ano. Os consórcios liderados pelas universidades integram ainda outros organismos públicos e privados, como empresas ou autarquias.
Para trás fica um processo de candidaturas das instituições de ensino que foi avaliado e aprovado por um “painel independente internacional de alto nível e incluiu audições públicas com todos os consórcios”, como explica o ministério.
Os contratos assinados no âmbito dos Programas Impulso Jovens STEAM e Impulso Adultos podem ser consultados no site da Direção-Geral do Ensino Superior.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários