Já foram entregues 22 milhões de euros aos consórcios que vão pôr no terreno os programas Impulso Jovem STEAM e Impulso Adultos. O Impulso Jovem STEAM foi criado para promover e apoiar iniciativas orientadas para o aumento do número de jovens com formação superior nas áreas de ciências, tecnologias, engenharias, artes e matemática (STEAM - Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics). O impulso Adultos pretende reforçar e diversificar a formação pós-secundária, facilitando a reconversão e atualização de competências, através de soluções de qualificação flexíveis.

400 contratos aprovados pela FCT no novo Concurso de Estímulo ao Emprego Científico
400 contratos aprovados pela FCT no novo Concurso de Estímulo ao Emprego Científico
Ver artigo

As verbas vêm do plano do Plano de Recuperação e Resiliência e cobrem 31 dos 33 contratos aprovados no âmbito dos dois programas, liderados por instituições de ensino superior. Para o Impulso Jovem foram encaminhados 12,7 milhões de euros e para o Impulso Adultos 9,3 milhões de euros, segundo uma nota divulgada esta terça-feira pelo Ministério da Ciência e Ensino Superior.

Na mesma nota refere-se que os dois contratos ainda por assinar, que vão trazer para os programas as Universidade do Algarve e da Madeira serão assinados até final do ano. Os consórcios liderados pelas universidades integram ainda outros organismos públicos e privados, como empresas ou autarquias.

Para trás fica um processo de candidaturas das instituições de ensino que foi avaliado e aprovado por um “painel independente internacional de alto nível e incluiu audições públicas com todos os consórcios”, como explica o ministério.

Os contratos assinados no âmbito dos Programas Impulso Jovens STEAM e Impulso Adultos podem ser consultados no site da Direção-Geral do Ensino Superior.