Depois de gerar 300 contratos de trabalho a investigadores doutorados em 2020, a nova edição do Concurso de Estímulo ao Emprego Científico (CEEC) Individual da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) atribuiu 400 contratos de trabalho a investigadores doutorados, representando um investimento de mais de 119 milhões de euros.

Ao todo, no conjunto das quatro edições do CEEC Individual, já foram atribuídos 1500 contratos a investigadores doutorados. De acordo com dados avançados pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior numa nota à comunicação social, na quarta edição foram avaliadas 3.730 candidaturas, mais 82 do que no ano passado, com 1.742 candidatos a obterem nota igual ou superior a oito numa escala de um a dez.

Clique nas imagens para mais detalhes

O número de candidaturas selecionadas traduz-se numa taxa de sucesso de 10,7%. Os contratos atribuídos distribuem-se em quatro categorias: 208 na de Junior Researcher, 156 de Assistant Researcher, 35 de Principal Researcher e 1 de Coordinating Researcher.

As áreas de investigação de Humanidades, Engenharia e Tecnologia e Ciências Naturais são as que se destacam com mais contratos atribuídos. Os dados dão a conhecer que as mulheres representam 54,8% dos candidatos selecionados, face a 45% de homens. Na terceira edição do CEEC, as mulheres representavam 58% dos candidatos selecionados.

Concurso de Estímulo ao Emprego Científico atribui 300 contratos de trabalho a investigadores
Concurso de Estímulo ao Emprego Científico atribui 300 contratos de trabalho a investigadores
Ver artigo

Em relação ao ano passado é possível notar um crescimento de 4,5% no número de investigadores estrangeiros, “saltando” dos 27% para 31,5% do total de candidatos selecionados. Os países com maior representatividade são a Espanha, com 31 investigadores; a Itália, com 29; a França, com 10; e Brasil, com 9.

De acordo com a FCT, após a divulgação dos resultados, começa o período de audiência prévia, altura em que os candidatos não selecionados podem contrapor a sua avaliação. deverão ser assinados entre os investigadores e as instituições de acolhimento num prazo de 90 dias após a assinatura dos contratos-programa entre estas e a FCT.

Recorde-se que o CEEC Individual é um dos instrumentos de financiamento da contratação de investigadores definidos pelo Regulamento do Emprego Científico lançado em 2017 pela FCT. A próxima edição do concurso decorrerá até ao final deste ano, conforme divulgado no calendário de concursos da FCT para 2021.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.