Concebido para promover a igualdade de género e de oportunidades nas atividades e carreiras de I&D, o programa RESTART abriu as candidaturas no ano passado, que decorreram até março de 2023. Agora, a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) anuncia os resultados da primeira edição do programa. 

De acordo com os dados avançados, na primeira edição do concurso foram avaliadas 143 candidaturas e aprovados para financiamento 31 projetos, mais um do que nos resultados preliminares, correspondendo a uma taxa de sucesso de 22%. Ao todo, o programa terá um um financiamento global de 1.511.708, 00 euros para projetos de I&D em todos os domínios científicos, avança a FCT.

Em breve serão celebrados os Termos de Aceitação, com os projetos financiados a iniciarem nos próximos 60 dias. Depois da assinatura dos Termos de Aceitação, segue-se um adiantamento de 80% do financiamento aprovado, num modelo de custos simplificados. “É intenção da FCT aplicar progressivamente este modelo a outros instrumentos de financiamento”, é detalhado em comunicado.

Além de promover a igualdade de género e de oportunidades nas atividades de investigação científica, o programa RESTART pretende contribuir para “capacitar o regresso competitivo das investigadoras e investigadores que usufruíram recentemente de uma licença parental às suas atividades de investigação em novas circunstâncias”, indica a FCT.

O programa alinha-se também com preocupações e recomendações do Conselho da União Europeia e da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), com vista a promover uma melhor conciliação entre a vida profissional e familiar de quem se dedica a atividades de I&D.