Fundada em 2015 e sediada em Helsínquia, a ICEYE dedicada ao fabrico de minissatélites com menos de 100 kg revelou hoje (9 de agosto) as primeiras imagens de satélite com uma resolução inferior a um metro.
Para obter estas imagens são utlizados satélites com Radar de Abertura Sintética (SAR) que permitem a captura de imagens de satélite independentemente da altura do dia ou das condições meteorológicas, nomeadamente com céu nublado, ao contrário dos satélites óticos.
Além destes satélites que têm vindo a ser lançados desde janeiro de 2018, a empresa desenvolveu ainda a tecnologia Spotlight, que permite que o satélite foque a sua energia numa pequena área durante um maior período de tempo, conseguindo obter mais informação que é depois processada em imagem.
A ICEYE prevê chegar ao início do próximo ano com cinco dos seus satélites em órbita, cujas imagens adquiridas através dos mesmos podem ser utilizadas em vários setores, como a segurança marítima ou na resposta a situações de emergência.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Missão Ariel da ESA quer explorar 1.000 exoplanetas e Portugal ajuda com engenharia e ciência -
App do dia
Wayther: uma nova app de previsões meteorológicas detalhadas para otimizar viagens -
Site do dia
Tetr.io é uma versão competitiva de Tetris e os adversários não dão tréguas -
How to TEK
Farto de reagir no WhatsApp com emojis? Crie os seus próprios stickers
Comentários