Fundada em 2015 e sediada em Helsínquia, a ICEYE dedicada ao fabrico de minissatélites com menos de 100 kg revelou hoje (9 de agosto) as primeiras imagens de satélite com uma resolução inferior a um metro.

Para obter estas imagens são utlizados satélites com Radar de Abertura Sintética (SAR) que permitem a captura de imagens de satélite independentemente da altura do dia ou das condições meteorológicas, nomeadamente com céu nublado, ao contrário dos satélites óticos.

Além destes satélites que têm vindo a ser lançados desde janeiro de 2018, a empresa desenvolveu ainda a tecnologia Spotlight, que permite que o satélite foque a sua energia numa pequena área durante um maior período de tempo, conseguindo obter mais informação que é depois processada em imagem.

A ICEYE prevê chegar ao início do próximo ano com cinco dos seus satélites em órbita, cujas imagens adquiridas através dos mesmos podem ser utilizadas em vários setores, como a segurança marítima ou na resposta a situações de emergência.