Imagens e dados recolhidos pelo rover Perseverance da NASA em Marte estão na base de uma nova descoberta feita por investigadores. A equipa encontrou provas que apontam para a existência de moléculas orgânicas na cratera de Jezero, local que o rover tem vindo a explorar desde 2021.

Num recém-publicado artigo na revista científica Nature, os cientistas explicam que a descoberta tem por base dados recolhidos através do instrumento SHERLOC (Scanning Habitable Environments with Raman and Luminescence for Organics and Chemicals) do Perseverance, que permite analisar a composição molecular das rochas marcianas.

As evidências encontradas pelos investigadores sugerem a “presença de um ciclo geoquímico mais complexo em Marte do que anteriormente se pensava, apontando para a existência de vários reservatórios de compostos orgânicos”, afirma a equipa em comunicado.

De acordo com os cientistas, as evidências apontam para a possibilidade de a água ter desempenhado um papel importante na matéria orgânica que existiu outrora no Planeta Vermelho.

NASA avança na recolha de amostras de matéria orgânica em Marte com robot Perseverance

Os investigadores detalham que a matéria orgânica pode ser formada a partir de uma variedade de processos. Os processos geológicos, assim como reações químicas, também podem gerar moléculas orgânicas. Acredita-se que este tipo de processo poderá estar na origem das evidências encontradas.

A descoberta, que segue outras realizadas com a ajuda do rover Perseverance, afirmam-se como um passo importante no processo de exploração de Marte e poderá preparar as bases para futuras investigações centradas na procura por vida fora da Terra.

A par da análise da superfície marciana através de instrumentos como o SHERLOC, o Perseverance tem vindo a recolher várias amostras de rochas, tendo avançado em abril para uma nova campanha científica. As amostras serão depois enviadas para a Terra para serem analisadas por cientistas, numa missão traçada pela NASA e ESA.  O transporte das amostras vai decorrer em várias etapas e, se tudo correr como planeado, as amostras de solo marciano chegarão ao nosso planeta em 2033.

Clique nas imagens para ver com mais detalhe