A SN10 foi o mais recente protótipo da Starship, a nave da SpaceX que um dia vai levar o Homem a Marte, a ser testado, a partir de Boca Chica, no Texas. Ao contrário das duas anteriores tentativas, o SN8 e SN9, que explodiram na fase de aterragem, o SN10 completou a manobra prevista de ascender aos 10 quilómetros e completou o processo de regresso. Porém, minutos depois, quando se tentava arrefecer a nave, que ainda assim chegou a pegar fogo, esta acabou por explodir alguns minutos depois de ter aterrado.
Veja o vídeo da explosão:
Elon Musk partilhou a sua felicidade no Twitter, “A Starship SN10 aterrou inteira”. No voo anterior, o SN9, o foguetão atingiu uma altitude de 10 quilómetros e iniciou as manobras de regresso, mas não conseguiu endireitar-se atempadamente e explodiu quando embateu no solo. Já o SN10 fez as correções necessárias para se endireitar, e no meio do fumo a nave sobreviveu ao impacto com o solo.
Elon Musk deu os parabéns à equipa, destacando o seu bom trabalho. "Um dia, as verdadeiras medidas do sucesso é que os voos da Starship serão um lugar comum.
Em destaque
-
Multimédia
Frigoríficos com anúncios, chupa-chupas eletrónicos e campainhas invasivas nos piores gadgets da CES 2026 -
App do dia
Superfluent ajuda quem já domina o "bê-a-bá" a falar uma nova língua com mais confiança -
Site do dia
Airloom: Acompanhe voos em tempo real numa experiência 3D imersiva -
How to TEK
Quais são as novidades do Google Maps para ajudar a chegar ao seu destino? Veja estas dicas de personalização
Comentários