A startup californiana Astrolab pretende contribuir para o programa Artemis da NASA, que visa o regresso à Lua em 2025, com um novo rover de exploração lunar. A startup, que foi fundada por um engenheiro veterano de robótica dedicada aos voos espaciais, apresentou um protótipo funcional do rover lunar de nova geração, candidato a substituir o veículo da NASA nas próximas missões à Lua.

A Astrolab promete uma maior flexibilidade do veículo, que foi desenhado para ser algo mais que um simples meio de transporte de astronautas. O FLEX (Flexible Logistics and Exploration), como foi batizado, realizou uma sessão de ensaios no deserto da Califórnia perto do Parque Nacional Death Valley, durante cinco dias em dezembro, dos quais foram agora partilhadas fotografias e um vídeo.

Veja na galeria imagens do rover FLEX:

Tal como avança a Reuters, os executivos da Astrolab dizem que este rover de tração às quatro rodas, com um tamanho de um automóvel, foi desenhado para executar diversas funcionalidades e pode ser conduzido por astronautas ou à distância, via controlo remoto. A sua construção foi inspirada num sistema de contentores modulares, utilizados no transporte de carga. Por isso, o FLEX pode ser usado para explorar, para entregar cargas, ajudar na construção de bases e outros trabalhos logísticos na Lua.

O CEO da Astrolab, Jaret Matthews, disse que “para a humanidade verdadeiramente viver e operar de forma sustentada fora da Terra, existe a necessidade de uma rede eficiente e económica, desde a base de lançamento até ao último posto avançado”. O CEO da Astrolab acredita que, apesar de outras empresas espaciais terem anunciado novos conceitos de rovers lunares, a sua startup foi a única que produziu um protótipo funcional com a escala do FLEX e respetiva capacidade.

Se for adotado pela NASA, o FLEX poderá ser o primeiro rover a pisar a Lua desde a missão Apollo 17, a última vez que os astronautas visitaram o satélite natural, em dezembro de 1972. O novo veículo deverá deslocar-se à mesma velocidade que o antigo rover, a cerca de 17,7 km/h, o recorde até agora. O rover pode carregar dois astronautas, que viajam na sua traseira, utilizando um joystick para controlar o veículo.

O FLEX pesa 500 kg, mas consegue transportar cerca de 1.500 kg de carga. Tem uma autonomia de cerca de oito horas de viagem direta e capacidade de carregamento através de painéis solares. Tem ainda energia para sobreviver durante 300 horas no frio noturno da Lua.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.