Facilitar a criação e interpretação de protocolos clínicos e ajudar os médicos a aplicá-los de forma eficaz no seu dia-a-dia. É este o objetivo da UpHill Notation, aquela que a startup portuguesa de software hospital UpHill diz ser “o primeiro modelo de representação de protocolos médicos a nível internacional”, que já está a ser utilizada no Grupo Luz Saúde.

Tratando-se de recomendações desenvolvidas com base em evidência científica para orientarem a ação dos médicos perante um problema de saúde específico, os protocolos clínicos desempenham um papel importante na melhoria dos cuidados de saúde. No entanto, e de acordo com o CEO da startup portuguesa, "até agora não existia um padrão para desenhar cada protocolo". Eduardo Freire Rodrigues compara esta situação a "como andar numa autoestrada, onde em cada concelho a sinalética é diferente".

Para resolver esta que diz ser uma "lacuna", a UpHill desenvolveu um modelo open source, disponibilizando-o de forma gratuita. Depois de validado cientificamente, cada algoritmo é colocado na aplicação da UpHill e fica acessível para os profissionais de saúde que o desenvolveram ou para toda a comunidade. Eduardo Freire Rodrigues destaca, em comunicado, a importância deste sistema.

Equipa da UpHill

"Esperamos que esta notação, a primeira a ser disponibilizada em open source a nível internacional, permita aperfeiçoar os processos de saúde e garantir um alto padrão de qualidade na utilização dos recursos disponíveis”, conclui o fundador da UpHill.

Para além disso, a startup criou também um fórum para promover a discussão, e onde os médicos podem contribuir para o desenvolvimento de cada protocolo.

Fundada em 2016 por três médicos, a UpHill é uma empresa portuguesa que se dedica ao desenvolvimento de software para gestão hospitalar e treino clínico. O objetivo passa por aumentar o grau de eficácia dos cuidados de saúde.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.