É uma ideia da Sun-Ways e já está a ser implementada na cidade suíça de Neuchâtel. A instalação deverá estar concluída durante o verão e o projeto, que contempla a montagem de 60 painéis solares ao longo de 50 metros de ferrovia, deverá atingir os 560 mil dólares.

Trata-se de um projeto piloto cujo diferencial reside no processo de instalação. Para dispor as unidades ao longo da linha, a startup vai recorrer a um comboio com um vagão modificado que desenrolará uma "carpete" de painéis à medida que se desloca por esta. O processo está automatizado e não requer qualquer trabalho humano de montagem.

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Esta não é a primeira empresa a testar a montagem de painéis em ferrovias, mas é a primeira a fazê-lo com modelos de tamanho padrão. Em Itália, a Greenrail pôs em prática uma ideia semelhante, mas viu-se obrigada a fazer uso de painéis de tamanho reduzido por condicionantes técnicas e o mesmo aconteceu com a britânica, Bankset Energy. Importa ainda sublinhar que nenhuma destas empresas dispõe da tecnologia de instalação que torna a ideia da Sun-Ways mais eficiente.

Numa primeira fase, toda a eletricidade gerada pelo projeto será utilizada para alimentar zonas residenciais locais, mas o projeto prevê que alguma desta energia venha a ser canalizada para os próprios comboios.

De acordo com Baptiste Danichert, co-fundador da Sun-Ways, cobrir os 5.000 km de ferrovia suíça seria suficiente para alimentar cerca de 750 mil casas.

A startup explica que os painéis permanecem no lugar, mesmo com a passagem de comboios na via. Caso seja necessário desinstalá-los, é possível recorrer ao mesmo comboio que os instala para o fazer de forma igualmente eficiente.

Apesar das vantagens enunciadas pela empresa, nomeadamente a facilidade do processo de instalação, existe algum cepticismo por parte de algumas ONGs do sector da sustentabilidade que dizem estar à espera de ver os primeiros resultados para apoiar a tecnologia. Embora a generalidade defenda que é sempre positivo ver novos projetos de energia verde na rua, algumas sublinham que a performance destes painéis pode não corresponder ao esperado por conta de coisas como os detritos acumulados na ferrovia ou a distância destas "carpetes" ao ponto de ligação à rede de abastecimento.

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