Depois de um teste bem-sucedido em abril do foguetão LauncherOne, que "voou" até ao céu à boleia do avião Cosmic Girl, a Virgin Orbit está pronta para a próxima fase. A empresa vai fazer uma demonstração do lançamento do foguetão no ar, mesmo depois de alguns incidentes pelo caminho.

Etapas dos testes do foguetão LauncherOne
Fonte: Virgin Orbit

O lançamento está previsto para decorrer entre as 18h e as 22h desta segunda-feira, depois de a equipa ter trabalhado para resolver um problema num sensor. Agora, e depois de ter sido cancelada a demonstração neste fim de semana, a contagem decrescente continua, com o avião a descolar do Mojave Air and Space Port, na Califórnia, sobrevoar o Oceano Pacífico e a partir daí lançar o foguetão.

Em vez de lançar os foguetões verticalmente a partir do solo, como a maioria das outras empresas, a Virgin Orbit planeia lançá-los diretamente do ar. Para isso, conta com a ajuda da Cosmic Girl, que provou ser capaz de transportar foguetões para o céu para a descolagem. Nos anteriores testes, o “combustível” dos tanques do avião era água, mas no último teste a empresa optou por nitrogénio líquido.

Estas foram as fotografias divulgadas no último teste do foguetão LauncherOne.

O plano é fazer com que a Cosmic Girl voe a uma altitude de 35.000 pés (10,6 km) e, a partir daí, o LauncherOne deverá descolar diretamente da asa. O seu motor principal será depois ativado, ficando o resto da viagem para o espaço por sua conta.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.