Depois de um teste bem-sucedido em abril do foguetão LauncherOne, que "voou" até ao céu à boleia do avião Cosmic Girl, a Virgin Orbit está pronta para a próxima fase. A empresa vai fazer uma demonstração do lançamento do foguetão no ar, mesmo depois de alguns incidentes pelo caminho.

Etapas dos testes do foguetão LauncherOne
Etapas dos testes do foguetão LauncherOne Fonte: Virgin Orbit

O lançamento está previsto para decorrer entre as 18h e as 22h desta segunda-feira, depois de a equipa ter trabalhado para resolver um problema num sensor. Agora, e depois de ter sido cancelada a demonstração neste fim de semana, a contagem decrescente continua, com o avião a descolar do Mojave Air and Space Port, na Califórnia, sobrevoar o Oceano Pacífico e a partir daí lançar o foguetão.

Em vez de lançar os foguetões verticalmente a partir do solo, como a maioria das outras empresas, a Virgin Orbit planeia lançá-los diretamente do ar. Para isso, conta com a ajuda da Cosmic Girl, que provou ser capaz de transportar foguetões para o céu para a descolagem. Nos anteriores testes, o “combustível” dos tanques do avião era água, mas no último teste a empresa optou por nitrogénio líquido.

Estas foram as fotografias divulgadas no último teste do foguetão LauncherOne.

O plano é fazer com que a Cosmic Girl voe a uma altitude de 35.000 pés (10,6 km) e, a partir daí, o LauncherOne deverá descolar diretamente da asa. O seu motor principal será depois ativado, ficando o resto da viagem para o espaço por sua conta.