Já são conhecidos os resultados provisórios do Concurso para Projetos Exploratórios no âmbito do Programa UTAustin Portugal.

O financiamento atribuído a cada projeto situa-se entre os 19.400 e os 50 mil euros. De acordo com os dados partilhados em comunicado, o investimento total é de 368.771,80 euros provenientes do orçamento da FCT.

O concurso tem como objetivo apoiar equipas de investigação de entidades não-empresariais do Sistema Científico e Tecnológico Nacional e da Universidade do Texas em Austin (UT Austin) que trabalhem em atividades de investigação nas principais áreas científicas do Programa UTAustin Portugal.

Entre as áreas de investigação dos projetos recomendados para financiamento incluem-se, por exemplo, modelos tumorais 3D, nanogéis auto-imolativos, sistemas tribológicos inteligentes ou impressão 3D de carvões nanoporosos ricos em azoto.

Os projetos visam também áreas como eletrões gerados piroeletricamente, nanomateriais autoalimentados, dispositivos memresistivos fotónicos 2D e líquidos iónicos poliméricos nanoaditivados.

A FCT lembra que o Programa UTAustin Portugal se enquadra numa rede de iniciativas de cooperação internacional de Portugal com instituições de vários países ao abrigo da iniciativa goPORTUGAL – Parcerias Globais em Ciência e Tecnologia.

Parcerias para a ciência com universidades americanas renovadas por mais um ano
Parcerias para a ciência com universidades americanas renovadas por mais um ano
Ver artigo

Ainda no início de dezembro, as parcerias que sustentam os programas UT Austin Portugal, CMU Portugal e MIT Portugal foram renovadas por mais um ano.

Inicialmente, o anúncio do fim dos acordos, que estão no terreno há 17 anos, deu azo a um coro de críticas por personalidades de diversos quadrantes e levou o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), liderado por Elvira Fortunato, que tutela a FCT, a recuar.

O MCTES veio depois garantir que os acordos não tinham sido encerrados e que o que estava em causa era a renegociação destas parceiras. A renegociação vai acontecer, mas ficará nas mãos do próximo Governo.

Recorde-se que o SAPO TEK publicou recentemente um especial sobre as parcerias com estas três universidades americanas que pode ler aqui.