Aconteceu esta madrugada mais um eclipse lunar, dando origem a uma lua vermelha e uma Super Lua, um fenómeno também conhecido como “flor de Lua". A Lua entrou na penumbra, a parte mais brilhante da sombra da Terra, que ocorre quando o planeta obstrui apenas parcialmente o Sol. O fenómeno foi avistado na América, Europa e outras regiões do globo.

O fenómeno alcançou o seu pico por volta das 4h11 da madrugada, quando a Lua ficou totalmente dentro do cone de sombra da Terra. O eclipse total acabou às 4h54. A Lua deixou a umbra às 5h55, mas a penumbra manteve-se por mais uma hora.

Veja na galeria imagens do eclipse lunar:

“Embora fique totalmente na sombra, a Lua não deixa de ser visível, mas apresenta uma cor avermelhada e acastanhada. De facto, durante um eclipse lunar os raios solares incidem na Lua após atravessarem a atmosfera terrestre onde são dispersados e perdem uma grande quantidade de luz azul e verde”, explicou o Observatório Astronómico de Lisboa. Durante o eclipse, a Lua não foi iluminada com luz branca, mas sim, luz avermelhada. O instante da fase da Lua Cheia ocorreu apenas durante dois minutos.

super lua maio 2022

Às 7h52 a Lua saiu completamente da penumbra, voltando à sua tonalidade habitual, embora já estivesse abaixo do horizonte.

Segundo o observatório, o próximo Eclipse Total da Lua vai acontecer no dia 8 de novembro de 2022.

Nota de redação: Notícia atualizada com mais informação e imagens. Última atualização 9h49.