Aconteceu esta madrugada mais um eclipse lunar, dando origem a uma lua vermelha e uma Super Lua, um fenómeno também conhecido como “flor de Lua". A Lua entrou na penumbra, a parte mais brilhante da sombra da Terra, que ocorre quando o planeta obstrui apenas parcialmente o Sol. O fenómeno foi avistado na América, Europa e outras regiões do globo.
O fenómeno alcançou o seu pico por volta das 4h11 da madrugada, quando a Lua ficou totalmente dentro do cone de sombra da Terra. O eclipse total acabou às 4h54. A Lua deixou a umbra às 5h55, mas a penumbra manteve-se por mais uma hora.
Veja na galeria imagens do eclipse lunar:
“Embora fique totalmente na sombra, a Lua não deixa de ser visível, mas apresenta uma cor avermelhada e acastanhada. De facto, durante um eclipse lunar os raios solares incidem na Lua após atravessarem a atmosfera terrestre onde são dispersados e perdem uma grande quantidade de luz azul e verde”, explicou o Observatório Astronómico de Lisboa. Durante o eclipse, a Lua não foi iluminada com luz branca, mas sim, luz avermelhada. O instante da fase da Lua Cheia ocorreu apenas durante dois minutos.
Às 7h52 a Lua saiu completamente da penumbra, voltando à sua tonalidade habitual, embora já estivesse abaixo do horizonte.
Segundo o observatório, o próximo Eclipse Total da Lua vai acontecer no dia 8 de novembro de 2022.
Nota de redação: Notícia atualizada com mais informação e imagens. Última atualização 9h49.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários