A NASA está prestes a lançar o seu primeiro voo espacial turístico à ISS, ou como prefere chamar-lhe, voo privado em parceria com a Axiom Space e com operações a cargo da SpaceX. Inicialmente previsto para o fim de fevereiro, a Axiom Space anunciou que o voo está agora marcado para o dia 31 de março.

Numa mensagem na sua página no Twitter, a empresa diz que o Ax-1, a primeira missão privada tripulada à ISS está agora prevista para o final de março “devido a preparações adicionais na nave espacial e derivado ao tráfego na estação espacial”. Diz ainda que a tripulação multinacional vão estar oito dias na ISS a conduzir experimentos científicos e atividades comerciais.

A tripulação é composta pelo investidor e filantropo Mark Pathy, o investidor americano Larry Connor e o ex-piloto da Força Área Israelita Eytan Stibbe. O quarto elemento da missão é o antigo astronauta da NASA, Michael López-Alegría, que será o comandante da missão privada. A tripulação vai viajar na Crew Dragon da SpaceX, lançada ao espaço no foguetão Falcon 9.

Esta não será a única viagem privada da NASA, que já anunciou a segunda igualmente com a Axiom Space à ISS. A Ax-2 está prevista ser lançada entre o final de 2022 e primavera de 2023. A missão será lançada do Centro Espacial Kennedy da NASA, na Flórida, prevendo-se que fique mais tempo, mais de 14 dias na Estação Espacial Internacional. Os detalhes sobre a tripulação privada ainda não foram anunciados.

Turistas espaciais regressam à Terra após 12 dias na Estação Espacial Internacional. Veja as imagens
Turistas espaciais regressam à Terra após 12 dias na Estação Espacial Internacional. Veja as imagens
Ver artigo

Na primeira missão, os três tripulantes vão pagar cerca de 55 milhões de dólares, foi avançado pela imprensa internacional. O objetivo é rentabilizar a ISS, mas ao mesmo tempo aumentar o acesso de cidadãos privados ao espaço.

Apesar de ser a primeira missão oficial privada da NASA, a russa Roscosmos tem vindo a ser mais ativa na exploração do turismo espacial. A última viagem foi realizada em dezembro de 2021, com os turistas especiais Yusaku Maezawa e Yozo Hirano, acompanhados pelo cosmonauta Alexander Misurkin, viajaram a bordo da nave Soyuz MS-20 para uma estadia de 12 dias na ISS.

Veja na galeria as fotos dos turistas que estiveram na ISS em dezembro a regressar à Terra