A NASA vai transmitir ao vivo a chegada da tripulação da Axiom Space à Estação Espacial Internacional, incluindo a abordagem autónoma, a atracagem e a cerimónia de boas-vindas conduzida pelos sete astronautas que vivem e trabalham a bordo do laboratório orbital atualmente.

Aquela que é a segunda missão privada da Axiom Space em direção à ISS foi lançada esta madrugada à boleia de um foguetão Falcon 9, da SpaceX. A bordo da Crew Dragon estão quatro tripulantes.

Clique nas imagens para ver com mais detalhe

A tripulação da Ax-2 conta com três astronautas e um aviador com larga experiência. O comando da missão está a cargo de Peggy Whitson, ex-astronauta da NASA, que detém o recorde de mais tempo a bordo da ISS na história (665 dias) nos EUA, além de ser a mulher com mais número de caminhadas espaciais no currículo - um total de 10, com 60 horas acumuladas fora da estação.

Dois astronautas estreantes da Comissão Espacial Saudita serão os especialistas da missão: o capitão da Força Aérea Real Saudita Ali Alqarni e a biomédica Rayyanah Barnawi, que se tornará a primeira mulher da Arábia Saudita a ir ao espaço.

O advogado John Shoffner, aviador com mais de 8,5 mil horas de voo acumuladas em diversas aeronaves comerciais e helicópteros, será o piloto, estreando-se numa viagem para “fora” da Terra.

Está previsto que a Crew Dragon, que é totalmente autónoma, chegue com os seus tripulantes à ISS esta segunda-feira, após 16 horas de viagem, que serão recebidos pelos sete astronautas que estão neste momento a bordo da plataforma em órbita.

O momento será transmitido online tanto pela NASA Television como pela Axiom Space, a partir das 12h30 de Portugal continental. Está previsto que a atracagem ocorra às 14h16.

Os “visitantes” vão permanecer na ISS por oito dias, onde trabalharão em 20 experiências científicas, com destaque para um projeto de desenvolvimento de células-tronco em microgravidade, regressando no dia 30 de maio.

Além dos voos privados, a Axiom Space quer ter a sua própria estação espacial e já está a avançar na construção do primeiro módulo. O Hab One está a ser construído nas instalações da Thales Alenia na Itália e se tudo correr como planeado, partirá para o Espaço em 2025.

Os planos passam por enviar um total de quatro módulos para a ISS. A partir daí, o conjunto terá capacidade para operar de forma independente, formando a estação espacial Axiom Space.

Veja o vídeo