O desenvolvimento da Inteligência Artificial (IA) deverá provocar um aumento do lixo eletrónico (e-waste, em inglês) e, caso não sejam implementadas medidas, poderá gerar entre 1,2 e 5 milhões de toneladas métricas de resíduos só nesta década.
Enquanto o modelo de transcrição de voz da OpenAI parece estar a alucinar demasiado, segundo um estudo, a empresa nega os rumores do lançamento de um novo modelo de IA com o nome de código Orion até ao final do ano, sem adiantar se algum dia vai existir.
Sem uma apresentação dedicada, a Apple vai fazer diferentes anúncios sobre a atualização dos seus computadores Mac alimentados pelo processador M4 durante a semana.
Os agentes inteligentes são uma das grandes tendências de desenvolvimento dos LLM. Depois da Microsoft e da Anthropic, sabe-se agora (ainda não em versão oficial) que a Google está também a trabalhar nesta área e o que está a preparar.
Além da inteligência artificial, a tecnologia quântica promete ter impacto profundo nas empresas. A IA facilita processos e decisões, enquanto a computação quântica, ainda emergente, trará avanços inéditos, acelerando a resolução de problemas.
Sofia Marta, country manager da Google Cloud em Portugal, levou ao Portugal Digital Summit vários exemplos de como as empresas estão já a tirar partido da Inteligência Artificial e avisa para a necessidade das PME acelerarem e apostarem na formação.
Durante o Portugal Digital Summit ficou conhecida a aplicação vencedora da sexta edição do App Start Up. O prémio foi entregue à Escola Secundária de Tondela para a solução tecnológica Healthcare Support Center.
O Governo aprovou dois diplomas na área da cibersegurança, que inclui a proposta de transposição da diretiva NIS2 e a criação de um novo regime jurídico de cibersegurança em Portugal, que será submetido a consulta pública.
Durante uma palestra no Portugal Digital Summit, o professor Arlindo Oliveira explicou a evolução da inteligência artificial e a forma como os modelos estão a evoluir.
O anúncio já tinha sido feito em parte pela Mojang, que agora dá conta de uma decisão mais ampla. O Minecraft deixa de ter suporte para dispositivo de realidade virtual ou mista também no PC a partir de março.
Destinados a empresas e academia, os novos modelos Granite 3.0 pretendem superar ou igualar o desempenho de modelos de dimensão semelhante de outros fornecedores em muitos dos benchmarks, refere a IBM.
O gestor de desenvolvimento de negócio da Fortinet, Paulo Pinto, defende que sem a transposição adequada da diretiva de cibersegurança NIS2 as empresas podem atrasar a adoção de medidas e ficar mais expostas a ciberataques.
A xAI de Elon Musk disponibilizou a API do modelo de inteligência artificial Grok, podendo agora ser utilizada pelos developers para construírem novas soluções de IA.
A Anthropic atualizou o seu modelo de linguagem de IA generatuva para passara a suportar agentes inteligentes que prometem trabalhar como um humano, sem precisar de um. Estes agentes conseguem realizar autonomamente várias ações para completar uma tarefa. Há um vídeo.
A apresentação do Cybercab terá utilizado imagens de promoção relacionadas com o filme Blade Runner 2049, mesmo depois da produtora ter negado ceder os respetivos recursos à Tesla de Elon Musk.
O novo Laboratório Digital Forense da PJ está equipado com as tecnologias mais recentes, para fazer a análise de evidências extraídas da desmontagem, peritagem e extração de dados dos equipamentos apreendidos. Também há IA “à mistura” na área da balística, por exemplo.
Os utilizadores do sistema operativo macOS devem atualizar urgentemente os seus computadores para evitar uma vulnerabilidade que dá acesso não autorizado aos dados protegidos, como localização, microfone ou páginas que visitou.
Os agentes são as novas aplicações no mundo da Inteligência Artificial e a Microsoft está a reforçar a capacidade das empresas desenvolverem os seus próprios modelos autónomos, à medida das necessidades das equipas, com o Copilot Studio. Mas há também novidades no Dynamics 365.
Cerca de 2,4 milhões de automóveis da Tesla construídos entre 2016 e 2014 estão a ser investigados devido ao sistema “Full Self-Driving”, na sequência de quatro acidentes ligados à tecnologia.
Uma investigação aos explosivos mostra como os agentes secretos de Israel conseguiram transformar pagers em autênticas bombas, que explodiram nas mãos dos membros do Hezbollah (e não só).