Não, Steve Jobs não trocou a Apple pela Microsoft. Por mais hilariante que a ideia de imaginá-lo por entre efusivas saudações de boas-vindas de Steve Balmer nos possa parecer, é chegada a altura de confirmar aquilo que os nossos atentos leitores se têm encarregado de antecipar na caixa de comentários.

Consola-nos porém saber que o alvo da nossa pequena "partida" do dia das mentiras tem também um longo historial nesta matéria.
Talvez o facto de o aniversário da empresa coincidir com a data tenha ajudado à tendência, e embora se reconheça que a Apple não tem sido tão pródiga em mentiras do dia 1 de Abril como a Google, por exemplo, a sua lista também já vai longa.

No dia em que a fabricante de Cupertino celebra 35 anos sobre o seu lançamento a 1 de Abril de 1976, vale a pena relembrar algumas das mentiras com que empresa nos tem presenteado e onde se tem visto envolvida, em jeito de "Apple's Fool Day" - num anacronismo para April's Fool Day, expressão inglesa que designa o dia das mentiras.

Uma das mais antigas na lista foi contada a 1 de Abril de 1989. Ainda a Apple era uma criança quando foi enviada à comunidade de programadores a famosa TechNote No.31, onde se propunha contar a história por detrás da imagem do "cão-vaca" a que empresa vinha recorrendo frequentemente desde 1983.

O "comunicado" começa por explicar que a comunidade tem vindo a colocar diversas questões a respeito da imagem, na sequência das quais se decidiu emitir a referida Nota Técnica, destinada a esclarecer as dúvidas suscitadas. Entre os esclarecimentos há a constatação de que "os cães-vaca, pela sua própria natureza, não são nem totalmente cães, nem totalmente vacas, mas antes uma mistura genética especial" e ainda de que estes dificilmente podem ser avistados em estado selvagem.

[caption]excerto da nota[/caption]

Três anos depois, a Apple lançava - curiosamente no mesmo dia - uma nova extensão para o software dos seus computadores Macintosh, chamada Caffeine Manager - ou Gestor de Cafeína.

A novidade era apresentada ao mundo através de um comunicado de imprensa em que se explicava que a nova solução permitia aos computadores interagir de "forma limpa e fácil com equipamentos como máquinas de café e refrigerantes.

[caption]comunicado[/caption]

No ano 2000, a história era menos modesta, mas também não se tratava de um anúncio oficial. Mesmo assim, a história, contada no blog About This Particular Macintosh, vale a pena: rumores asseguram que a agência espacial norte-americana (NASA) vai adoptar sistemas informáticos da Apple, lia-se na notícia. O autor afirmava ter tido acesso à informação através de um ex-colega de faculdade entretanto contratado pelos laboratórios da agência.

Também proveniente de fonte não-oficial, em 2001, o site sharpened.net escrevia que depois de a Adobe ter adquirido a Macromedia alegando que a empresa lhes tinha "roubado tantas ideias que houvera decidido roubar-lhe a companhia inteira", a Apple tinha decidido comprar a Adobe.

O artigo incluía (falsas) citações de Steve Jobs, em que este explicava que "sem estas duas empresas, já teríamos desaparecido há muito tempo. Senti que era meu dever retribuir-lhes, comprando-as".

As brincadeiras envolvendo a Apple e a Microsoft também não são um inédito. Em 2002, por exemplo, o ActiveWin.com garantia que a empresa de Bill Gates se preparava para adquirir a concorrente, citando um anúncio da gigante de Redmond e equacionando preocupações como as leis de protecção da concorrência.

[caption]captura de imagem do artigo[/caption]

Um ano depois, dizia-se que Steve Jobs se tinha demitido e 365 dias depois era criada um novo produto (fictício) da maçã: o blog MacWorld anunciava o lançamento do PowerMac G5 Cubed, com três processadores G5 da marca e um poder de processamento até então nunca visto. "É claramente a coisa mais rápida que já criámos", teria dito Steve Jobs. Não duvidamos, terá demorado apenas o tempo de escrever a comunicado.

O mesmo blog especializado, escrevia, já em 2008, que a empresa seria obrigada, na sequência de uma acção judicial, a mudar o seu nome e imagem de marca para um novo tipo de fruto.

A oferta é vasta e promete continuar a crescer durante o dia de hoje, incluindo em português. Para além da notícia que publicámos esta manhã, existem, por exemplo, relatos de planos para abertura da primeira loja oficial da Apple em Portugal, como apontou um dos nossos leitores.