Desde que o primeiro smartphone com Android foi lançado, em setembro de 2008. Já foram ativados, em todo o mundo, 500 milhões de terminais com o sistema operativo móvel de código aberto promovido pela Google.

A marca foi anunciada ao final de ontem, numa mensagem publicada no Google+ por Hugo Bara, diretor de gestão de produto do Android. A gigante das pesquisas escolheu a véspera da apresentação do novo iPhone - e um momento em que os holofotes mediáticos estão apontados para a Apple - para impressionar com os seus próprios números.

O responsável detalhou ainda que, a cada dia, são ativados 1,3 milhões de terminais com o Android instalado, numa altura em que o SO cujo desenvolvimento lidera ganha uma nova versão comercial (a 4.1, ou Jelly Bean) com o lançamento do Nexus 7.

Em junho, a mesma fonte tinha informado, na conferência de programadores Google I/O, que já haviam sido ativados 400 milhões de smartphones e tablets Android. A "taxa" de ativação era, na altura, de 1 milhão de equipamentos por dia.

Não são, porém, conhecidos dados sobre quantos destes dispositivos ativados se destinam a substituir outros, que deixam de estar em utilização, pelo que o número dificilmente refletirá o número de smartphones e tablets Android efetivamente em utilização.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes