Ao longo de 23 anos, 2.200 computadores da NABU Network ficaram "esquecidos" num celeiro, algures em Massachusetts, nos Estados Unidos. A NABU Network foi uma empresa canadiana que operou entre 1982 e 1985, sendo um dos primeiros sistemas de computador doméstico ligado aos primórdios da World Wide Web. Como reporta a Vice, os computadores foram colocados à venda no eBay, com preços a começar nos 59,99 dólares, disponíveis para os colecionadores de equipamentos retro.

Os computadores foram encontrados em estado de novo, embalados e selados desde o seu fabrico há 40 anos, metade do seu tempo de vida armazenados neste celeiro.

Veja na galeria imagens do computador NABU Network:

A comunidade de retrocolecionadores descobriu os computadores e rapidamente espalhou a novidade pelos fóruns de tecnologia, servidores de Discord e redes sociais. O NABU tem uma arquitetura semelhante ao Z80, um processador utilizado em máquinas de arcade como o Pac-Man e consolas domésticas como a Colecovision.

A procura destes computadores pelos colecionadores foi tanta, que a página de eBay do vendedor esteve offline por vários meses até se verificar de que não se tratava de um esquema e que o stock era legítimo, o que acabou por se provar. Atualmente tem o selo de “vendedor de nível Top” da plataforma de leilões, o que significa ser um vendedor respeitável do eBay.

Os especialistas em retrogaming dizem que fazer hacking a esta máquina não seria possível há 10 ou mesmo há 5 anos. “Estas máquinas eram consideradas lixo eletrónico, mas agora parecem ter ganho um renascimento improvável”, disse Sean Malseed, autor do canal de YouTube Action Retro. Para muitos, esta descoberta foi uma surpresa, por nunca se ter ouvido falar na NABU até agora.

NABU Network
Créditos: James Pellegrini

O homem que guardou os computadores no celeiro e agora os colocou à venda no eBay chama-se James Pellegrini e tem 69 anos. Em declarações à Vice, era um apaixonado por tecnologia e no final dos anos 1980 lembrou-se de criar um sistema de central telefónica para empresas pequenas. Para isso eram necessários computadores antigos e encontrou o carregamento de computadores NABU na altura a um preço muito acessível, uma promoção de falência composta por 1.500 computadores domésticos, mas apaixonou-se pelas máquinas e acabou por adquirir todo o stock da empresa. O preço não foi adiantado, mas o valor  original de cada unidade era de 950 CAD, cerca de 769 dólares americanos, o que seria atualmente 2.383 dólares com a inflação.

Infelizmente o projeto nunca arrancou e James Pellegrini foi mantendo o stock espalhado ao longo dos anos, até que um vizinho lhe ofereceu o espaço no celeiro, onde as máquinas descansaram nos cerca de últimos 23 anos. As 22 toneladas de peso estimado das máquinas foram fazendo mossa na infraestrutura das instalações, uma vez que estavam guardados num segundo andar.

Há um ano que a integridade estrutural do edifício está em perigo e por isso, esta foi a principal razão para os computadores terem sido colocados à venda no eBay. Entretanto também aumentou o preço das máquinas, começando agora nos 99,99 dólares. Desde que o interesse explodiu até à sua conta ter sido encerrada por medidas de segurança, venceu 560 computadores em três dias. Quase o um quarto de todo o seu stock. Atualmente a procura tem decrescido, mas ainda continua a ter unidades disponíveis.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.