
Um grupo de investigadores da 20th Century Fox produziu um sistema de deep learning capaz de prever quem vai assistir a um filme, baseado no seu respetivo trailer. Para treinar o sistema, a máquina foi “alimentada” com centenas de trailers ao longo dos anos, cruzados com milhões de registos de audiência dos filmes.
O sistema de inteligência artificial estabelece ligações entre os elementos visuais dos trailers, tais como a iluminação, as cores, as faces, e outros elementos, à respetiva performance dos filmes dentro de um certo grupo demográfico. Os investigadores utilizaram o sistema Tesla P100 da NVidia para machine learning, suportado pela infraestrutura TensorFlow na cloud da Google.
Segundo o estudo divulgado pelos investigadores, o modelo treinado não só apresentou resultados bastante precisos da audiência para os filmes lançados, como conseguiu prever com sucesso novos filmes, a cerca de seis a oito meses de estrearem nas salas de cinema.
A rede neural poderá ajudar os executivos dos estudos e os produtores dos filmes a tomarem decisões em tempo real, nas diferentes etapas das campanhas de marketing.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Julien Roux desafia a gravidade a 4.823 metros de altitude numa linha suspensa entre dois balões -
App do dia
Faça guias personalizados para ouvir enquanto explora novos destinos com a Mapondo -
Site do dia
Quer ajudar a descobrir os segredos do Universo? Galaxy Zoo tem novas imagens do James Webb -
How to TEK
Está na altura de comprar um novo portátil? 5 sinais de alerta que não deve ignorar
Comentários