
Um grupo de investigadores da 20th Century Fox produziu um sistema de deep learning capaz de prever quem vai assistir a um filme, baseado no seu respetivo trailer. Para treinar o sistema, a máquina foi “alimentada” com centenas de trailers ao longo dos anos, cruzados com milhões de registos de audiência dos filmes.
O sistema de inteligência artificial estabelece ligações entre os elementos visuais dos trailers, tais como a iluminação, as cores, as faces, e outros elementos, à respetiva performance dos filmes dentro de um certo grupo demográfico. Os investigadores utilizaram o sistema Tesla P100 da NVidia para machine learning, suportado pela infraestrutura TensorFlow na cloud da Google.
Segundo o estudo divulgado pelos investigadores, o modelo treinado não só apresentou resultados bastante precisos da audiência para os filmes lançados, como conseguiu prever com sucesso novos filmes, a cerca de seis a oito meses de estrearem nas salas de cinema.
A rede neural poderá ajudar os executivos dos estudos e os produtores dos filmes a tomarem decisões em tempo real, nas diferentes etapas das campanhas de marketing.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
TUGA quer explorar a mobilidade como serviço por terra (e também pelo ar?) -
App do dia
DuckDuckGo tem uma nova ferramenta para conversar de maneira privada com chatbots de IA -
Site do dia
Phase é uma plataforma gratuita que ajuda designers a criar animações simples -
How to TEK
Como partilhar facilmente uma palavra-passe com um familiar próximo através do smartphone?
Comentários