Um grupo de investigadores da 20th Century Fox produziu um sistema de deep learning capaz de prever quem vai assistir a um filme, baseado no seu respetivo trailer. Para treinar o sistema, a máquina foi “alimentada” com centenas de trailers ao longo dos anos, cruzados com milhões de registos de audiência dos filmes.

O sistema de inteligência artificial estabelece ligações entre os elementos visuais dos trailers, tais como a iluminação, as cores, as faces, e outros elementos, à respetiva performance dos filmes dentro de um certo grupo demográfico. Os investigadores utilizaram o sistema Tesla P100 da NVidia para machine learning, suportado pela infraestrutura TensorFlow na cloud da Google.

Segundo o estudo divulgado pelos investigadores, o modelo treinado não só apresentou resultados bastante precisos da audiência para os filmes lançados, como conseguiu prever com sucesso novos filmes, a cerca de seis a oito meses de estrearem nas salas de cinema.

A rede neural poderá ajudar os executivos dos estudos e os produtores dos filmes a tomarem decisões em tempo real, nas diferentes etapas das campanhas de marketing.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.