A 3Com já disponibilizou no mercado o 2816-SFP, o primeiro comutador de linha Baseline Plus, a nova família de switches LAN que apostam na versatilidade e utilização simplificada, direccionada para redes não administradas, comuns entre as pequenas e médias empresas.



O 3Com Baseline Switch 2816-SFP Plus destina-se a oferecer rendimento Gigabit Ethernet "a redes empresariais que não necessitem de capacidades sofisticadas de gestão", diz a fabricante em comunicado, "mas sim de aumentar o controlo e melhorar a inteligência da rede a um custo baixo".



Com o objectivo de eliminar os problemas de tráfego da rede, o 2816-SFP tem a capacidade de comutação de um switch Gigabit à velocidade de cabo, com dez e seis portas 10/100/1000 e quatro portas SFP para conectividade de fibra.



Segundo a fabricante, o novo switch oferece ao utilizador opções de suporte de cabo de cobre ou de fibra, além da funcionalidade de agregação de links e a possibilidade de alternar ou mudar o uso de cada porta.



O switch inteligente da 3Com permite igualmente a segmentação de LANs virtuais, agrupando utilizadores consoante as suas necessidades de intercâmbio de tráfego de dados, uma funcionalidade que só costuma ser contemplada nas soluções de gama alta.



O 2816-SFP tem capacidades de priorização e monitorização de tráfego de portas, a última uma característica de segurança que permite que o tráfego suspeito recebido através de qualquer porta possa ser facilmente monitorizado a partir da porta de um utilizador seleccionado e também que as portas de rede que recebam tráfego prejudicial à empresa sejam desactivadas facilmente.



"O simples interface Web do 3Com Baseline Switch 2816-SFP Plus proporciona um gráfico de comutador virtual único, que dá a imagem exacta da unidade em questão. Os administradores da rede podem, assim, confirmar a qualquer momento e remotamente o estado do switch", garante em comunicado a 3Com acerca da nova solução que chegou ao mercado com um preço recomendado de 739 euros.



Notícias Relacionadas:

2004-09-14 - Cisco lança nova linha de routers para gama baixa do mercado