O carregamento informático dos pedidos para o Magalhães só ontem foi efectuado, um mês depois do Governo distribuir 3 mil computadores e apontar a entrega de 500 mil equipamentos como meta até ao final do ano.

O facto de só ontem ter arrancado o processamento dos pedidos faz com que 400 mil alunos estejam em lista de espera para receber o computador português de baixo custo.

Segundo o Jornal de Notícias, o atraso deve-se a um erro nos formulários dos pedidos preenchidos pelos encarregados de educação de alunos do 1.º Ciclo. Em causa está o facto de a folha de inscrição pedir o número de identificação dos beneficiários, algo que nem sempre é possível preencher já que muitos alunos naquele grau escolar ainda não possuem bilhete de identidade.

Para contornar esse obstáculo, os serviços do Ministério da Educação e do Plano Tecnológico optaram por criar uma referenciação tripla que evitasse enganos - código da escola, data de nascimento do aluno e o ano escolar que frequenta. A emenda acabou por atrasar o carregamento dos dados do papel para o sistema informático em um mês.