Na lista publicada pela empresa russa de segurança o phishing, o malware, o ciderassédio, as burlas e batotas e o roubo de personagens e ferramentas de jogo são eleitas como as ameaças que mais devem preocupar quem joga online.



O phishing, uma técnica que também continua a ser responsável por uma parte muito relevante dos ataques informáticos noutros domínios, é aqui usado para introduzir links fraudulentos em mensagens de email que têm como objetivo levar o utilizador a um site idêntico ao do jogo, onde partilha credenciais de acesso ao serviço ou dados de cartão de crédito.



O phishing, tal como as menagens em fóruns e chats de jogo, também é usado para tentar cativar o utilizador para falsas atualizações ou utilitários dos jogos, que na verdade é malware desenhado para roubar dados ou resgatar o equipamento para participar em ataques (integrando botnets, por exemplo).



A empresa sublinha ainda a falta de segurança na utilização crescente dos chats associados aos jogos, cada vez mais explorados como uma ferramenta para atacar ou descredibilizar adversários.



As burlas criadas pelos próprios jogadores, que recorrem a clientes de jogos modificados ou bots para ganhar vantagem em relação aos adversários, ou para explorar erros no código, são igualmente apontados, tal como o roubo de personagens ou ferramentas de jogo.



Aqui, o risco está sobretudo direcionado a recursos do jogo, personagens bem desenvolvidas, contas de pagamento ou cartões de crédito associados às contas, identifica a Kaspersky.



Para estar a salvo das ameaças identificadas deixam-se as recomendações do costume:




  • Instalar todas as atualizações do equipamento e do jogo

  • Utilizar passwords robustas e únicas

  • Prestar atenção aos emails de phishing

  • Bloquear imediatamente qualquer utilizador que faça ameaças ou ofensas

  • Nunca revelar a verdadeira identidade

  • Não aceitar ofertas suspeitas de desconhecidos


Se perceber que outro jogador avança demasiado rápido no jogo informe o serviço de suporte

Para entrar no jogo teclar manualmente o endereço da página web

Utilizar uma ferramenta de proteção online

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico