O Windows 7 tem lançamento mundial agendado para o próximo dia 22 de Outubro (e dia 31 em português) mas 59,3 por cento das empresas não fazem tenções de instalar o novo sistema operativo da Microsoft.



A ScriptLogic - que fornece soluções de gestão de redes baseadas em Microsoft Windows - remeteu 20 mil inquéritos a administradores de empresas na área das Tecnologias de Informação, para perceber o estado do mercado, mas só foram recebidas mil respostas.



Das empresas que manifestam vontade de passar para o Windows 7, apenas 5,4 por cento planeia fazê-lo logo no final deste ano e 34 por cento ponderam fazer a actualização apenas no final de 2010.



Entre os mais relutantes a principal barreira invocada é a "falta de tempo e recursos" para fazer a migração de um sistema operativo para outro. Quarenta e dois por cento das empresas analisadas apontam esta dificuldade.



De notar que 35 por cento dos inquiridos admitiu que já antes tinham "saltado" ou retardado actualizações de software com o propósito de poupar dinheiro.



Outra das razões apontadas prende-se com o receio de incompatibilidades entre o novo sistema operativo e as aplicações já utilizadas pelas empresas: 39 por cento das companhias indicaram esta como a principal razão para não mudar para o Windows 7. Houve ainda quem referisse que vai esperar pelo primeiro pacote de correcções do sistema para fazer a mudança.



Nota da Redacção: A notícia foi corrigida na referência à percentagem de empresas que estão dispostas a mudar para o Windows 7 no final de 2010 e actualizada em relação o número de inquéritos recebidos e analisados para este estudo.