Ao longo deste ano deverão ser vendidos em todo o mundo oito milhões de telemóveis suportados na plataforma móvel da Google Android. A previsão é da consultora Strategy Analytics, para quem o abrandamento nas vendas do mercado de telemóveis também significa uma maior aposta dos fabricantes em equipamentos que possam fazer a diferença.

Operadores como a T-Mbile ou a Vodafone, que já comercializam equipamentos com o sistema operativo, terão um papel decisivo neste ganho de popularidade. No que se refere aos fabricantes, quase todos já disseram que irão comercializar modelos suportados na plataforma, com excepção da Nokia. Mesmo outros fabricantes que até agora têm concentrado as suas preferências na plataforma Symbian já mostraram o seu interesse pelo Android. É o caso da Sony Ericsson que já garantiu que não abandonará o sistema operativo na base todos os smartphones comercializados pela Nokia, mas que complementará esta opção com Windows Mobile e Android.

A confirmarem-se as previsões da Strategy Analytics, o Android fará uma evolução importante no mercado, mas mantendo-se longe dos gigantes dos telemóveis como a Symbian, que controla metade do mercado. nos lugares seguintes surgem a RIM, que no ano passado equipou 23,5 milhões de equipamentos, ou da Microsoft que colocou o Windows Mobile em 13,7 milhões de telefones vendidos.

Em 2008 foram vendidos 152 milhões de telefones móveis. Este ano as previsões apontam para um crescimento das vendas na ordem dos 10 a 20 por cento.

Entretanto foi também confirmado o lançamento do novo Android. A versão 1.5, começa a ser distribuida pela T-Mobile no final da próxima semana e apresenta um conjunto de novidades como as Live Folders, para facilitar o acesso a emails, vídeos ou outros conteúdos sem ter de abrir as aplicações a que estão ligados. Outra novidade é a possibilidade quase instantânea de colocar online, no YouTube ou no Picasa, um vídeo ou imagem capturada em determinado momento com apenas alguns cliques.