
Quando o programador Markus Persson lançou o jogo indie Minecraft no mercado, estava longe de imaginar que ficaria milionário ao vender a sua empresa Mojang à Microsoft por uns “meros” 2,5 mil milhões de dólares. Mas certamente que não contava que o jogo se tornasse numa poderosa ferramenta de ensino: 85 milhões de crianças tiveram o primeiro contacto com o mundo da programação através do popular jogo.
Em 2015, a iniciativa Code.org, dedicada ao ensino de ciência informática, aliou-se à Microsoft e tornou-se numa das primeiras a adotar Minecraft como ferramenta educativa nas salas de aula. Três anos depois os resultados estão à vista e mais de 85 milhões de crianças aprenderam os conceitos básicos de programação.
Muitas escolas adotaram o programa da Code.org, utilizando Minecraft igualmente para ensinar noções de álgebra, química ou história. Os professores referem que devido à natureza estética do jogo, a presença de personagens reconhecíveis, os elementos gerais do universo e os respetivos sons, puxam pelo interesse dos alunos, mantendo-os focados nos objetivos das aulas. A verdade é que a programação tornou-se uma das atividades extracurriculares mais populares nas escolas.
No vídeo em baixo pode assistir testemunhos de alguns dos mais influentes programadores do mundo, incluindo Bill Gates (Microsoft), Mark Zuckerberg (Facebook), Jack Dorsey (Twitter) entre outras figuras do mundo digital sobre a importância de programar um computador.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Gemini 2: A pequena grande missão que abriu portas para a conquista da Lua -
Site do dia
28 dez 2024 09:48 Um esquilo entalado e uma águia perseguida: estas são as fotos mais cómicas de animais -
App do dia
O Duolingo do fitness chegou. Chama-se Impakt e quer mudar os seus treinos para melhor -
How to TEK
Google Maps pode ser transformado numa “máquina do tempo”. Veja como
Comentários