Obviamente que os Chromebooks são a antítese dos computadores portáteis para gaming, por terem componentes de gama de entrada para serem mais acessíveis. Por isso, processar videojogos nos computadores da Google é praticamente impossível pela falta de GPUs dedicados. Mas isso não significa que os gamers fiquem para trás. Graças ao poder do cloud gaming, cujo processamento é retirado do computador, qualquer aparelho pode correr jogos.

E é exatamente esse o caminho dos Chromebooks de gaming. Mas sendo assim, porque razão é que se está a promover o gaming apenas agora? A resposta é mesmo a iluminação RGB dos teclados das máquinas, um “símbolo” quase universal dos computadores para videojogos. A novidade já corria como rumores em janeiro, com os Chromebooks a suportarem teclados com LED RGB, mas foi agora confirmado oficialmente pela Google e as primeiras fabricantes a revelar os seus modelos de gaming: a Acer com o seu Chromebook 516 GE, a Lenovo com o seu IdeaPad Gaming e a Asus tem o modelo Chromebook Vibe CX55 Flip.

Veja na galeria imagens do Acer Chromebook 516 GE:

Se até aqui os Chromebooks estavam assentes no serviço Google Stadia como plataforma de gaming em cloud, o anúncio da sua descontinuidade dá agora destaca aos seus concorrentes de assumirem a oferta. Neste caso o GeForce Now da NVidia, mas obviamente que os utilizadores são livres de utilizar as suas contas nos restantes serviços como o xCloud da Xbox ou o Luna da Amazon.

No caso do Acer Chromebook 516 GE, o portátil é composto por um Intel Core de 12ª geração, tem um ecrã IPS com uma resolução de 2560x1600 e uma taxa de atualização elevada a 120 Hz e suporte a áudio DTS.

Além de LED RGB, o teclado tem ainda tecnologia anti-ghosting. Por fim, a nível de memórias, o modelo conta com 16 GB de RAM LPDDR4X e até 256 GB de armazenamento interno SSD PCIe NVMe. A fabricante promete conetividade rápida Wi-Fi 6E e uma porta LAN Ethernet Gigabit. Tem uma autonomia de bateria para 9 horas, segundo a fabricante.

O Chromebook da Acer chega ao mercado em dezembro, com preços a partir dos 999 euros.