Há algum tempo que se previa a decisão da Google fechar o seu serviço de gaming em cloud Stadia. Mesmo provando que a tecnologia oferecia uma das melhores experiências de streaming de jogos, o seu catálogo sempre deixou a desejar, sobretudo no que diz respeito a lançamentos exclusivos. Os primeiros sinais de que o serviço poderia estar na sua reta final surgiram em fevereiro, com a promessa da realização de parcerias com outras empresas para integrar a sua tecnologia de streaming em novas iniciativas e até apresentou o projeto com um novo nome, Google Stream.
Numa mensagem do seu blog, Phil Harrison, diretor geral do Google Stadia, ditou o final oficial do Stadia. Começa por dizer que a empresa tem vindo a investir em múltiplos aspetos da indústria de gaming, desde a ajuda a developers para lançar jogos na loja Google Play Store, ao apoio aos criadores de conteúdos através do YouTube. A sua plataforma de streaming prometia uma maior escala de gameplay imersivo.
Veja na galeria imagens do serviço Stadia:
“Apesar da sua forte fundação tecnológica, não ganhou a tração com os utilizadores que esperávamos, por isso tivemos de fazer a difícil decisão de começar a desligar o nosso serviço de streaming”, destaca o líder da divisão acrescentando a sua gratidão a todos os utilizadores que permaneceram com o serviço desde o início.
Utilizadores vão ser reembolsados pelas suas aquisições
A Google avisa que a biblioteca de jogos dos jogadores vai continuar disponível para jogar até ao dia 18 de janeiro de 2023. No entanto, a empresa vai reembolsar os seus utilizadores elas compras que fizeram relativas ao hardware do Stadia, mas também a jogos e conteúdos digitais que tenham sido feitos na loja online, rematando mais esclarecimentos para o seu Centro de Ajuda.
Por outro lado, por acreditar que a plataforma tecnológica que alimenta o Stadia provou funcionar à escala e até transcender o gaming, a empresa viu oportunidades para aplicá-la em outras áreas da Google, como o YouTube, Google Play e as suas soluções de Realidade Aumentada. Além disso, mantém os planos de a disponibilizar a parceiros da indústria que tenham uma visão de futuro para o gaming. “Continuamos comprometidos profundamente com o gaming e vamos manter o investimento em novas ferramentas, tecnologias e plataformas que alimentem o sucesso dos devolopers e parceiros da indústria, clientes de cloud e criadores.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários