O Computex 2023 vai realizar-se nos próximos dias 30 de maio a 2 de junho, reunindo diversas fabricantes que levam na bagagem os seus mais recentes produtos tecnológicos. A Acer já tinha traçado o seu plano para 2023, o next@acer onde apresentou um alinhamento variado de portáteis, mas guardou algumas novidades para o evento de Taipei. O alinhamento inclui um novo modelo de gaming Predator Triton 16, um portátil de produtividade Swift Edge, novas ferramentas da SpatialLabs, que se destaca pelos portáteis com ecrãs 3D estereoscópicos sem a necessidade de óculos. Por fim, um router construído com materiais reciclados pós-consumo.

Depois das versões de 17 e 14 polegadas reveladas anteriormente, o portátil Predator Triton 16 junta-se à família. Tem um processador Intel Core de 13ª geração (até Core i9) e uma gráfica GeForce RTX 4070. Pode ser equipado com até 32 GB de RAM DDR5, assim como um sistema de duas ventoinhas AeroBlade 3D de 5ª geração para a refrigeração. Mesmo com um chassis fino, o portátil conta com mais sistemas para dissipar o calor, incluindo a tecnologia Vortex Flow e pasta térmica de metal líquido no CPU. Tem ainda armazenamento interno SSD PCIe M.2 até 2 TB em RAID 0.

Acer Computex 2023

O portátil tem um ecrã IPS 16:10 com resolução de 2560x1600 de 16 polegadas, 500 nits de brilho e uma taxa de atualização de 240 Hz. Oferece uma cobertura de cores de 100% DCI-P3 e suporte para as tecnologias NVidia Advanced Optimus e G-Sync.

Veja na galeria imagens dos produtos anunciados

O Acer Predator Triton 16 chega ao mercado em setembro com preços a partir dos 2.299 euros.

O segundo portátil é o Swift Edge 16, um modelo mais acessível direcionado à produtividade, ideal para profissionais sempre em movimento. O portátil tem um chassis fino e leve, estando equipado com um processador AMD Ryzen 7040 e um GPU AMD Radeon 780M. Tem um ecrã OLED de 16 polegadas com resolução 3.2K, uma taxa de atualização de 120 Hz, 500 nits de brilho e 100% de cobertura da gama de cores DCI-P3. Tem certificação DisplayDHR True Black 500 e certificação TÜV Rheinland Eyesafe, para maior conforto ocular em sessões de utilização mais longas.

As questões de segurança são importantes para este modelo, estando protegido com os sistemas Microsoft Pluton e Windows Hello. A pensar na nova geração de conetividade, pode contar com uma versão com Wi-fi 7. A tecnologia AMD Ryzen AI também pode ser encontrada em algumas das versões, oferecendo inteligência artificial para as necessidades dos utilizadores. Tem até 32 GB de RAM LPDDR5 e até 2 TB de armazenamento SSD PCIe Gen 4.

O Acer Swift Edge 16 chega em julho, com preços a começar nos 1.199 euros.

SpatialLabs

A fabricante tem na calha um novo Router Wi-Fi 6E Mesh, construído com materiais reciclados PCR, o Acer Connect Vero W6m. O router tem um processador A53 da MediaTek de quatro núcleos a 2 GHz, com capacidade Wi-fi 6E Tri-band AXE7800. O router oferece as normas de segurança definidas pela RED da Comissão Europeia e oferece um desempenho tri-banda, a 2,4 GHz, 5 GHz e 6 GHz. Tem 1 GB de RAM LPDDR e 4 GB de armazenamento. O equipamento ainda não tem data de lançamento e preço definido.

Por fim, a Acer revelou novas ferramentas de suporte para os programadores de SpatialLabs, a sua plataforma de 3D estereoscópico, sem a necessidade de óculos. Há um novo suporte de plug-in Unity para ajudar a criar mais conteúdos e aplicações em 3D. A fabricante diz que o seu runtime OpenXR da Acer para a SpatialLabs já foi certificado, permitindo aos programadores utilizar protocolos OpenXR nos seus projetos.

As novas ferramentas procuram ainda melhorar a ponte entre as aplicações e os equipamentos SpatialLabs Pro, através do driver SteamVR Bridge da Acer pode oferecer conteúdos como visitas virtuais e conteúdos educativos sem a necessidade de headsets de VR.